Luís Figo, antigo internacional português - Foto: Mohammed Badra/EPA

Antigo presidente do Barcelona não vai cumprimentar Luís Figo

Joan Gaspart é contra a presença do português na tribuna do jogo entre Barcelona e PSG

O Barcelona recebe esta noite o PSG em jogo a contar para a 2.ª jornada da UEFA Champions League.

Luís Figo, na qualidade de embaixador da UEFA, ocupará um lugar na tribuna do Estádio Olímpico Lluís Companys, naquela que será a sua primeira visita oficial a um jogo no estádio dos catalães desde 2009.

Uma presença que, inevitavelmente, reabre velhas feridas entre os adeptos do Barcelona.

Um dos que não hesitou em expressar a sua opinião foi Joan Gaspart, presidente do Barça na altura da transferência de Figo para o Real Madrid no verão de 2000, a traição mais dolorosa da história do clube para muitos.

Gaspart, que também estará na tribuna, foi muito claro sobre o assunto numa entrevista ao programa Què t'hi jugues antes do jogo com os parisienses.

Joan Gaspart, presidente do Barcelona entre 1999 e 2003

«Não sou eu quem proíbe alguém de entrar na tribuna do estádio. Ele é embaixador da UEFA e, se for ao estádio, não posso fazer nada. O que posso garantir é que não o vou cumprimentar», começou por dizer sobre um possível encontro com o português.

«Não vou fazer qualquer esforço, a tribuna é suficientemente grande para levarmos vidas separadas. Já o vi em algumas ocasiões na Suíça e em Portugal. Normalmente, quando alguém não é amigo dos teus amigos, também não é teu amigo. Não sou ninguém para perdoar e não quero entrar nisso», acrescentou o antigo dirigente.

Bicada à UEFA

Gaspart acredita que a ação da UEFA é premiditada.

«Como adepto do Barça, não esqueço e nunca esquecerei. Para mim, ele é persona non grata. Está tudo muito bem organizado pela UEFA, hoje o presidente virá e ele certamente pensou nisso. O Barça está acima destas coisas, mas pessoalmente não tenho qualquer interesse», afirmou Gaspart, sem antes também deixar uma alfinetada ao vencedor da Bola de Ouro em 2000.

«Presumo que Figo vai querer que o Barça vença, porque não sei o que o liga ao PSG. Mas isso não me interessa minimamente, para mim hoje o importante é apenas vencer, vencer e vencer», concluiu.

Mais tarde, Joan Laporta, atual presidente do clube, afirmou que os blaugrana demonstrarão o devido respeito a Luís Figo.