Famoso realizador processa Cadillac por ideias roubadas
A nova equipa de Fórmula 1 Cadillac apresentou o esquema de cores com que irá competir na nova temporada, através de um vídeo promocional exibido durante o Super Bowl... que está a causar polémica.
O conhecido realizador de Hollywood Michael Bay anunciou que interpôs uma ação judicial contra a equipa norte-americana, reclamando uma indemnização de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,26 milhões de euros).
The Cadillac F1 team livery reveal during the Super Bowl was actually fire. 🔥
— George Nimeh (@iboy) February 9, 2026
My favorite part? Using JFK's historic speech ... and the brilliant simulation required to create this gorgeous ad, of course. pic.twitter.com/Dg82bvX5j3
Bay alega ter sido enganado pelo proprietário da equipa, Dan Tauris. Os dois tinham chegado a um acordo em novembro do ano passado para que Bay criasse o anúncio da Cadillac para o Super Bowl, mas depois de ter «trabalhado quase sem parar» no projeto foi informado de que a agência de publicidade da equipa tinha decidido «seguir uma direção diferente».
Apesar dessa decisão, o realizador de Armageddon e Bad Boys alega que algumas das suas ideias foram utilizadas na versão final do vídeo, o que constitui uma violação do acordo verbal que tinha com Tauris.
O vídeo utiliza um discurso do ex-presidente dos EUA, John Kennedy, no qual anuncia que o país está a preparar uma expedição à Lua. O discurso é de 1962 e o plano era que os Estados Unidos levassem um homem à Lua antes de 1970, o que se concretizou em 1969 com o voo da Apollo 11. O discurso serve de fundo áudio para uma renderização 3D que mostra a montagem do monolugar da Cadillac para a temporada de Fórmula 1 de 2026.