Alex Amorim, médio do Alverca
Alex Amorim, médio do Alverca - Foto: IMAGO

Alverca: Natal é pretexto para «encurtar distâncias»

Emblema ribatejano publicou vídeo com mensagens dos familiares dos atletas que, nesta quadra, não conseguiram voltar a casa. Próximo jogo é com o Estoril e há muitos cenários em jogo

O Alverca prepara-se para enfrentar, no próximo sábado, o Estoril, em jogo da jornada 16 da Liga Portugal. Um encontro que surge logo após a quadra natalícia, que alguns atletas do clube, por estarem longe de casa, não puderam celebrar com as respetivas famílias.

Com isso em mente, o emblema ribatejano arranjou forma de «encurtar distâncias» para Julián Martínez, defesa-central hondurenho, e para os brasileiros Kaiky Naves, defesa-central, e Alex Amorim, médio, com uma mensagem natalícia dos familiares dirigida a cada um dos atletas, que o clube partilhou, em vídeo, nas redes sociais, juntamente com a reação em tempo real dos três jogadores.

«Não consigo descrever. É o meu primeiro Natal longe da família», afirmou Naves. «A família é o motor da minha vida. Este momento deixou-me muito feliz», sublinhou Martínez, enquanto que Amorim revelou sentir «muita falta». «O meu irmãozinho é a minha motivação. Graças a Deus, não posso passar o Natal por causa do meu sonho, estou muito feliz. Mas a saudade não cabe no peito», reforçou.

Voltar do Natal com a subida na tabela em mente... e de aviso para os cenários de descida

O Alverca-Estoril coloca frente a frente, no próximo sábado, duas das três equipas que chegam à jornada 16 do campeonato com 17 pontos, tal como o Rio Ave. Os vila-condenses enfrentam o Sporting, em Alvalade, no domingo, e, com isso em mente, tanto alverquenses como estorilistas sabem que esta se pode tratar de uma oportunidade de ouro para se isolarem, em caso de vitória, no 9.º lugar da classificação, com 20 pontos.

Se a 9.ª posição está a um passo, os lugares de descida... também não estão longe. O Arouca, que ocupa o 16.º lugar, soma 13 pontos, tal como o Casa Pia, menos quatro que os ribatejanos. Além disso, Nacional e Santa Clara, com 16 pontos, enfrentam-se, o que significa que um destes emblemas poderá ultrapassar os comandados de Custódio Castro, ou, em caso de empate, ambos igualarão o conjunto promovido este ano ao campeonato nacional, caso este perca com o Estoril. Se tal acontecer e o Estrela da Amadora vencer em casa do Famalicão, também os tricolores passarão à frente do Alverca.

Se, a todas estas condições, se juntar uma vitória do Casa Pia, em casa, frente ao Vitória de Guimarães, e uma vitória do Arouca na receção ao Gil Vicente, o Alverca pode, no pior dos cenários, ficar a um ponto do 16.º classificado, que obriga a ir ao play-off de permanência. A vitória frente ao Estoril e a derrota dos casapianos ou dos arouquenses, por outro lado, é sinónimo de ficar, para já, com sete pontos de margem na luta pela continuidade na Liga Portugal. Muitos possíveis desfechos entram em jogo neste duelo em que o Alverca pretende voltar às vitórias, depois de perder, nas últimas duas jornadas, frente a FC Porto (0-3) e Arouca (0-1).