Rafael Leão e Massimiliano Allegri durante um treino do Milan
Rafael Leão e Massimiliano Allegri durante um treino do Milan - Foto: IMAGO

Allegri: «Fala-se demasiado sobre Rafael Leão»

O treinador do Milan disse que o avançado português está em boa forma e espera que ele mostre todas as suas qualidades em campo

Na antevisão ao encontro com a Fiorentina, agendado para este domingo em San Siro, a contar para a 7.ª jornada da Serie A, Massimiliano Allegri, treinador do Milan, fez o ponto de situação da equipa em conferência de imprensa, nomeadamente de Rafael Leão, que foi dispensado da Seleção Nacional entre os jogos com a Irlanda e a Hungria.

«O Leão fez uma boa semana de treinos intensos. Precisava de recuperar a condição física e acredito que está pronto para voltar a ser um dos protagonistas. O Rafa tem qualidades importantes e estou contente por vê-lo novamente em boa forma», explicou.

«Ele tem qualidades técnicas extraordinárias, mas penso que também é preciso deixá-lo jogar. O que conta é o campo e é lá que se têm de fazer as exibições. Fala-se demasiado sobre ele, é um rapaz de ouro e tem vontade de triunfar, infelizmente a lesão parou-o. Está a encontrar uma condição aceitável e penso que se sairá muito bem daqui para a frente. No final da carreira veremos se o Rafa foi um campeão. Ele tem qualidades importantes e todos esperamos muito dele. Tem de ajudar a equipa com as suas qualidades. Agora que está bem fisicamente, estou muito contente por tê-lo à disposição», acrescentou ainda, apesar de relatos de um recente puxão de orelhas e ultimato.

Questionado sobre o estado do plantel, Allegri revelou que o primeiro treino com o grupo completo só aconteceu na véspera. «Os rapazes estão bem. Os jogos a seguir às pausas são sempre uma incógnita, porque é preciso voltar a focar rapidamente no campeonato», afirmou. «Inicia-se agora um novo ciclo de cinco jogos. Teremos de ser capazes de fazer uma partida muito cuidadosa contra uma equipa que, independentemente da classificação, tem feito boas exibições e possui muita qualidade. Amanhã temos a oportunidade de dar mais um pequeno passo em frente, explicou ainda.

No entanto, nem tudo são boas notícias. «Temos Rabiot e Pulisic de fora; dificilmente estarão disponíveis antes da próxima paragem para as seleções. Estupiñan também não joga amanhã. Nkunku está em dúvida, pois não consegue calçar bem a bota, vamos avaliar a situação. Jashari está fora, mas Saelemaekers está disponível», detalhou Allegri.

Questionado sobre se o clube deveria protestar formalmente junto da FIFA pelas lesões dos jogadores nas seleções, o técnico respondeu com pragmatismo: «O que quer que lhe diga? (risos) Já respondi a isso antes. É preciso ter muita calma, não podemos voltar atrás. Não é que o Rabiot jogue amanhã se o gerirmos; ele precisa de recuperar da melhor forma possível, tem de levar o tempo que for necessário. O músculo solear, tal como aconteceu com o Leão, é um músculo traiçoeiro: parece não dar sinais, mas quando os dá, obriga a parar novamente. O mesmo se aplica aos outros jogadores.»

Allegri abordou o crescente problema das lesões durante as pausas internacionais. «Concordo que é um problema que afeta todos. No próximo ano, as duas pausas foram agrupadas [pausas de setembro e outubro deixam de estar separadas e as seleções farão 4 jogos], o que permite que um jogador lesionado ao serviço da seleção tenha mais tempo para recuperar. Mas... Acontece. Estatisticamente, novembro e março são os meses mais perigosos. Teremos de encontrar soluções, porque o futebol evoluiu e globalizou-se, não podemos voltar atrás», notou.

Possibilidade de um Milan-Como na Austrália

Sobre a eventual realização do Milan-Como em Perth, em fevereiro de 2026, a posição foi clara: «De momento, não há nada oficial. Quando houver, não teremos outra opção. Teremos de encontrar a solução ideal para ir a Perth disputar um jogo que vale três pontos importantes para o nosso objetivo final. Não devemos desperdiçar energias com o que poderá acontecer. Amanhã temos um jogo e é nisso que temos de pensar. Depois da Fiorentina, faremos a contagem para ver quem estará disponível para o Pisa e, depois do Pisa, faremos nova contagem para ver quem estará pronto para Bérgamo. Os jogos após a pausa são sempre como se fossem os primeiros do campeonato: é preciso ter os pés bem assentes na terra e a mentalidade certa.»