Admira Ibrahimovic e foi 'escondido' por Maldini: será esta a nova estrela de Itália?
Em Itália há um nome que começa a dar que falar. Francesco Camarda marcou três golos nos dois primeiros jogos que realizou pela seleção sub-21 de Itália e já é apontado como a próxima estrela dos azzurri. Aos 17 anos, Camarda estreou-se a marcar na Serie A contra o Bolonha, tornando-se no mais jovem da história do Lecce, onde está cedido pelo Milan, a fazê-lo. O jovem atacante, que foi o carrasco de Portugal na final do Euro sub-17, com dois golos marcados, acabando por ser eleito melhor jogador da fase final, foi emprestado pelos rossoneri para ganhar experiência e jogar com regularidade.
Em 2023, Camarda já tinha feito história ao saltar do banco nos últimos minutos do duelo entre Milan e Fiorentina. Sob o comando de Pioli, o futebolista tornou-se no mais jovem a estrear-se na Serie A. A Federação Italiana concedeu ao Milan uma autorização especial para que Camarda jogasse com apenas 15 anos, oito meses e 13 dias. Os regulamentos não permitem que menores de 16 anos joguem no primeiro escalão. Além disso, Camarda quebrou o recorde de Paolo Maldini, passando a ser o jogador mais jovem de sempre a representar o Milan. Eram recordes atrás de recordes e, na época seguinte, sob o comando de Paulo Fonseca, fez a estreia na UEFA Champions League e tornou-se no mais jovem do Milan e de Itália a disputar a prova, com 16 anos e 226 dias.
Nos últimos dias, Camarda tornou-se no mais jovem a marcar pelos sub-21 de Itália. Marcou no triunfo diante da Suécia, com um penálti à Panenka e bisou contra a Arménia.
Camarda é considerado um prodígio em Itália, a quem tem faltado talento nos últimos anos. Exemplo disso são os dois apuramentos falhados para os Mundiais da Rússia e Qatar. O avançado joga no Milan desde os sete anos, sendo o seu clube de infância. Os rossoneri, diga-se, protegeram-no dos holofotes.
Depois do primeiro golo na Serie A, Ibrahimovic partilhou no Instagram uma mensagem antiga de Camarda.
«Quando enviei a mensagem ao Ibra, tinha apenas 10 anos. Admirava-o muito e ainda admiro. É um jogador com quem aprendi muito. Concentro-me apenas no presente, no dia a dia, tento-me me divertir e dar o meu melhor pelo clube e pela seleção», referiu, em conferência de imprensa, após o duelo com a Suécia (sub-21).
O Milan conta com Camarda para o futuro e Angelo Carbone, antigo diretor da academia dos rossoneri, recordou quando Maldini mandou desligar as câmeras do Milan Channel.
Francesco Camarda vs Armenia
— 🃏 (@rafaarxn_) October 14, 2025
2 goals 🇮🇹💫
pic.twitter.com/DOawHeZmpD
«Foi marcado pelo Tomori e fez logo golo. Maldini [diretor técnico] pediu imediatamente para desligas as câmeras. Camarda ainda não tinha contrato e não queria que os clubes estrangeiros notassem nele. Em alguns anos será um jogador de topo», comentou.
Artigos Relacionados: