Andreas Schjelderup - Foto: IMAGO
Andreas Schjelderup - Foto: IMAGO

Ainda a polémica: Schjelderup falou do caso com Haaland e companheiros

Jogador do Benfica pediu desculpa no balneário da Noruega pela ação cometida e que o vai levar a tribunal

Andreas Schjelderup, extremo do Benfica e da da Noruega, 21 anos, teve uma conversa com os companheiros de seleção esta segunda-feira, dia do início da concentração para os jogos com Estónia (quinta-feira em Oslo) e Itália (domingo, fora de casa), de apuramento para o Mundial-2026. A equipa só precisa de 3 pontos para garantir a presença na competição.

O jogador foi acusado pelas autoridades dinamarquesas de partilha ilegal de vídeo, envolvendo conteúdo sexual de menores, processo que vai obrigá-lo a responder dia 19 de novembro, no Tribunal Municipal de Copenhaga, na Dinamarca, por um caso que aconteceu há aproximadamente dois anos, quando era jogador do Nordsjaelland. Deverá ser condenado (pode ir de multa a um ano de prisão), mas com pena suspensa. E será provavelmente alvo de uma advertência de deportação da Dinamarca.

Patrick Berg, médio da Noruega, falou esta terça-feira à NTB sobre a conversa de Schjelderup no balneário. «Eu falo com ele praticamente todos os dias. É uma situação triste e desagradável para todos os envolvidos e acho que ele fez o correto ao confessar e ao reconhecer o seu grave erro. Vamos deixar que as coisas sigam o seu curso e temos de nos concentrar nos jogos. O Andreas lidou com a situação de uma forma muito positiva perante todos nós, fazemos parte do grupo», afirma Berg.

O guarda-redes Nyland é um dos mais experientes jogadores da seleção nacional e também se pronunciou: «É respeitável que ele tenha tomado essa decisão e escolhido explicar a situação a todos do grupo. Ele é um rapaz e certamente aprenderá com isso, pode ser um bom ponto de partida para que outros saibam como lidar com assuntos destes.»

Perante Haaland e companhia, de acordo com outros relatos da imprensa norueguesa, Andreas Schjelderup pediu a palavra e apresentou o seu pedido de desculpas pela ação cometida e pela situação que se desenrolou a partir daí e que também afeta a equipa de Stale Solbakken. «Pediu desculpas a toda a equipa e concordámos em esquecer o assunto», revelou Sander Berge, médio do Fulham.

De acordo com vários meios de comunicação noruegueses e dinamarqueses, o vídeo tinha 27 segundos e foi partilhado na rede Snapchat.