Haaland brinca com Schjelderup e jogador do Benfica volta a sorrir
Andreas Schjelderup, extremo do Benfica e da seleção norueguesa, voltou a sorrir. No treino desta terça-feira, em Oslo, Haaland foi visto a brincar com o companheiro, sempre preocupado em dar conforto e boa disposição ao jovem de 21 anos.
A Noruega, recorde-se, prepara jogos com Estónia (quinta-feira, em Oslo) e Itália (domingo, fora de casa), de apuramento para o Mundial-2026. Três pontos serão suficientes para a equipa dirigida por Stale Solbakken marcar presença na competição.
Andreas Schjelderup está a criar profunda divisão na Noruega e também na Dinamarca, onde ocorreu a partilha ilegal de vídeo, envolvendo conteúdo sexual de menores, há dois anos, quando era jogador do Nordsjaelland.
Muitos defendem que Schjelderup deve ser severamente responsabilizado por ter partilhado conteúdo sexual envolvendo menores, muitos defendem também o jogador, alegando que tinha apenas 19 anos e que agora teve a coragem de revelar publicamente todo o processo, assumindo culpas.
Essa atitude do jogador, que difundiu este sábado um comunicado nas redes sociais, é elogiada na Noruega pela Associação Nacional Contra o Abuso Sexual. «Mostra que pessoas e indivíduos que admiramos, especialmente jovens, podem acabar em situações em que compartilham esse tipo de material. Recebem e obtêm vídeos ou imagens que não sabem que é ilegal partilhar e cuja gravidade talvez não compreendam», afirma Line Kolstad Rodseth, em declarações à publicação NRK.
Line Kolstad Rodseth, secretária-geral da Associação Nacional contra o Abuso Sexual, considera importante que se dê destaque ao caso contra Andreas Schjelderup e sublinha que federação norueguesa de futebol e o próprio jogador devem continuar a ser muito claros sobre a gravidade do tema.
Schjelderup foi notificado para marcar presença no Tribunal Municipal de Copenhaga, na Dinamarca, a 19 de novembro, para ser ouvido em audiência. O processo está a ser tratado com o pressuposto de confissão, pelo que deve haver lugar a pena suspensa. O jogador lida com risco de multa a prisão de um ano.