A montra que é a Champions, o relógio da sorte e alternativas a Pote: tudo o que disse Rui Borges
- Que aventura é esta que começa agora com o Kairat na Champions?
- Acima de tudo realçar que são fases diferentes da época passada para esta, disse que era um sonho para nós equipa técnica e continua a ser, desfrutar da melhor competição do mundo de clubes. Na época passada tivemos de gerir muitos jogadores, optámos, de forma geral, por olhar a cem por cento para aquilo que era o campeonato. Esta época começa uma nova fase, desfrutá-la ao máximo, os jogadores vão estar super motivados, sabem o que é jogar uma Champions League, é uma grande montra para todos, onde podemos e devemos, cada vez mais, acentuar o estatuto do Sporting, que é importante para a grandeza do clube, por aquilo que tem sido capaz ao longo dos últimos anos. Vamos olhar um jogo de cada vez e tentar ganhá-lo.
- Qual o ponto de situação clínica de Pedro Gonçalves e Morita? E qual é o objetivo do Sporting nesta Liga dos Campeões?
- O objetivos será sempre o mínimo, penso que o presidente falou nisso, será chegar à fase dos play-off, passar à fase de grupos onde vamos defrontar grandes equipas, onde será sempre um grau de dificuldade grande, mas onde temos uma ambição enorme de vencer também. Em relação ao Pote e ao Morita, estão os dois convocados para o jogo.
- Ontem vimos uma surpresa na Luz, a demonstrar que não há equipas fáceis nesta competição, o que é que está à espera deste jogo diante de um adversário com nome menos conhecido?
- Independentemente de ser a estreia do adversário na Champions, está cá com todo o mérito. E se olharmos principalmente para aquilo que foi o último jogo, para entrarem na fase de liga, tiveram de ultrapassar um adversário que tivemos oportunidade de defrontar na pré-época e onde tivemos grandes dificuldades. O Celtic não foi capaz de fazer golo nos dois jogos, em que o Kairat teve mais oportunidades com menos posse de bola do que o adversário, é líder do campeonato, já tem 33 jogos nas pernas e é a defesa menos batida. Demonstra bem aquilo que serão as dificuldades que vamos enfrentar amanhã, em nossa casa. Acima de tudo espero, e acredito muito, pelo que foi o trabalho nos últimos dias, que os jogadores estão cientes das dificuldades, independentemente do nome do adversário.
- Já falou nas declarações do presidente Frederico Varandas que disse que, no mínimo, o objetivo é passar ao play-off, entendeu essa declaração como uma imposição? Na época passada somou dois empates e duas derrotas, falta-lhe a vitória para afirmação internacional a nível pessoal?
- A afirmação internacional... penso que tenho dez vitórias e dois empates para a Liga Conferência [ao serviço do V. Guimarães]. Não tinha nenhuma derrota internacional antes de chegar ao Sporting. Aquilo que é o curto trajeto fala por nós. São fases momentos, momentos diferentes. Olhar para a competição como tal, sempre para o presente e não para o passado e querer ganhar, como qualquer outro jogo, seja de campeonato ou de Taça. A ambição é sempre a mesma, no clube que estamos a ambição é enorme. Quanto às declarações do presidente, é a ambição do clube, não poderia ser outra, o presidente nem precisava de o dizer. Sabemos bem o clube que representamos e o que queremos fazer e queremos ganhar. Sabemos que vamos defrontar grandes adversários e queremos muito disfrutar do jogo. Crescemos a defrontar os melhores.
- Foi notícia um amuleto que leva para os jogos, um relógio que vai bater as horas certas para conquistar a primeira vitória na Champions?
- Até agora tem sempre dado a hora certa. Trouxe-me até ao Sporting... É um relógio que me acompanha desde sempre, é daquelas pancas [risos] que por vezes temos, é sempre o relógio que me acompanha pelo significado de me relembrar sempre o nosso trajeto e de onde vim. É simbólico, mas gosto.
- Não tendo Pedro Gonçalves e Geny Catamo acentua mais a necessidade de um extremo, que não chegou no mercado? Que soluções pode ter?
- Se não jogar Pote haverá outras soluções, mas está convocado. Há Maxi [Araújo], Fotis [Ionannidis], Alisson, Lucas Anjo, que está convocado.