A conversa que mudou o destino de Zabiri, o campeão do mundo do Famalicão
A vida dá muitas voltas e, há cerca de um mês, poucos adivinhariam que Yassir Zabiri, avançado do Famalicão, se convertesse na grande figura do Mundial de sub-20.
Marrocos sagrou-se campeão do Mundo da categoria muito à custa de um torneio superlativo por parte do jovem ponta de lança, que marcou cinco golos — dois deles na final, frente à Argentina (2-0) — e fechou a prova como um dos melhores marcadores do torneio.
Após o retumbante triunfo sobre a alviceleste, de Prestianni (Benfica) e Tomás Pérez (FC Porto), o selecionador marroquino, Mohamed Ouahbi, falou sobre o dianteiro do Fama, revelando que, numa primeira fase, o clube minhoto não queria deixar Zabiri rumar ao Chile para disputar a competição.
«O Zabiri foi um dos jogadores que mais lutou para estar aqui. Os clubes não queriam deixá-los vir. O Zabiri, o Gessine, o Maamma... Foi até à última, os clubes não queriam que eles viessem», começou por referir o homem do leme dos Leões do Atlas.
«Lembro-me de uma conversa com o Zabiri. No último momento, ele disse-me: 'Míster, vou tentar novamente'. E foi falar com o treinador dele [Hugo Oliveira], juntamente com o capitão de equipa. Disse-lhe: 'Míster, quero ir ao Mundial'. E aí, o treinador respondeu: 'OK, mas arriscas perder o teu lugar'. Foi quando ele [Zabiri] lhes disse: 'Vou voltar como campeão do Mundo, melhor marcador e vou lutar para ser o avançado titular'», contou Ouahbi.
🎙️ Mohamed Ouahbi après la finale :
— Moroccan Foot Talents (@Moroccanfoot94) October 20, 2025
« Zabiri, Maamma et Gessime ont fait le forcing pour que leurs clubs les libèrent pour la Coupe du Monde.
Zabiri a dit à son entraîneur qu'il allait gagner la Coupe du Monde, être meilleur buteur… et revenir pour devenir le n°1 en club” 🔥🇲🇦 pic.twitter.com/lXw1yCzwyV
«Por tudo isto, ele merece muito. São jogadores que fizeram sacrifícios para estarem aqui connosco. Depois, deu para ver o quanto estes avançados lutaram. É um sinal de solidariedade e de vontade de ajudar a equipa. Como se não bastasse, o Zabiri marcou cinco golos. É um grande ponta de lança», rematou o técnico marroquino.