Pedro Henriques, especialista de arbitragem de A BOLA, analisa o lance que terminou com o golo do empate no jogo entre arsenalistas e águias, após ter sido assinalada grande penalidade

A análise de Pedro Henriques à arbitragem do polémico SC Braga-Benfica

Quase tudo certo, faltou VAR em penálti de televisão. Bem nos três golos anulados e também na grande penalidade assinalada, mas ficou outra por assinalar

7’ Penálti. Leandro Barreiro, em corrida e por trás, de forma imprudente, acaba por pisar com o pé esquerdo o calcanhar esquerdo de Pau Víctor, derrubando-o no interior da área. Lance à lupa e de televisão, mas que merecia a intervenção do VAR.

7’ Sem penálti. João Moutinho acerta na bola com a canela da perna direita e, em simultâneo, Fredrik Aursnes levantou a sua perna direita à frente, sem pontapear o jogador bracarense, sendo este, por ação do seu movimento, acerta na perna do jogador encarnado.

15’ Amarelo bem mostrado a Tomas Araújo por entrada negligente, em tesoura, sobre Leonardo Lelo, próximo e fora da área em zona lateral.

18’ Pé na cara. Golo bem anulado aos bracarenses por falta atacante. Na ocasião, Otamendi chega primeiro à bola e cabeceia-a, Ricardo Horta, fora de tempo, levanta o seu pé direito e pontapeia a cara do central encarnado. Só faltou amarelo por entrada negligente

23’ Faltou amarelo para Dorgeles por esticar o seu braço esquerdo e, com o braço, quase na zona do cotovelo, acertar em cheio na cara do central encarnado.

29’ No golo de Otamendi, há um momento em que Enzo Barrenechea tem, num instante de contacto rápido e apenas em ação de controlo, a mão direita nas costas de João Moutinho sem intensidade, consequência ou impacto para a queda que foi potenciada pelo sentir desse mesmo contacto.

POSITIVO
As inúmeras decisões corretas, golos bem anulados, assim como no penálti por mão na bola.

30’ João Moutinho vê amarelo por protestos na sequência do golo dos encarnados, pois queria que fosse assinalada falta atacante sobre ele.

36’ Mão na bola. Após cabeceamento de Dorgeles, a bola ia para a baliza. Dahl, com o seu braço direito aberto, afastado do corpo e em volumetria, interceta a bola com a mão. Penálti bem assinalado. Fora de jogo de Pau Víctor só acontece após a mão que desvia a trajetória

45+1’ Sem fora de jogo. É Fredrik Aursnes que, por 11 centímetros, coloca em jogo os intervenientes da jogada na construção do que foi o segundo golo bracarense, nomeadamente no momento do passe de Zalazar para Víctor Gómez.

53’ No segundo golo dos encarnados há, inicialmente, uma falta de Richard Ríos sobre Ricardo Horta, com um empurrão nas costas. Contudo, a bola sobra para Víctor Gómez — lei da vantagem —, que fica claramente com o esférico e depois o vai perder mais à frente, de forma correta e sem falta, daí que o golo seja legal.

65’ Cartão amarelo bem mostrado a Ricardo Horta por, com o seu pé direito e de forma negligente, pontapear a perna esquerda de Leandro Barreiro quando este se preparava para fazer uma transição ofensiva.

NEGATIVO
Num lance difícil de analisar, com a bola longe da infração, só o VAR poderia ajudar em penálti televisivo.

66’ Golo bem anulado aos encarnados por fora de jogo. O assistente levantou a bandeirola e o VAR confirmou que, na ocasião em que Sudakov passou a bola para Vangelis Pavlidis, este estava adiantado em relação ao penúltimo adversário (59 centímetros).

Galeria de imagens 31 Fotos

75’ Sem penálti. Fredrik Aursnes cruza a bola e esta vai bater no cotovelo direito de Arrey-Mbi, que tinha o seu braço dobrado, encostado e junto ao corpo, com a mão e parte do braço direito bem atrás das costas e sem qualquer volumetria extra.

75’ Falta atacante. O árbitro só anula o golo encarnado após a bola entrar na baliza para permitir a intervenção do VAR. Na ocasião, Richard Ríos, com o braço esquerdo, carrega e empurra na zona da axila Vítor Carvalho, potenciando a carga faltosa com o corpo.

88’ Amarelo a Gabriel Moscardo por agarrar por trás, de forma evidente e ostensiva, Franjo Ivanovic. Um comportamento antidesportivo bem sancionado disciplinarmente.

90’ Foram dados 7' de tempo extra, recuperação de tempo perdido em função das três paragens onde entraram sete jogadores, três cartões amarelos, um golo, e dois golos anulados que tiveram verificação do VAR.

90+3’ Ricardo Horta é expulso por acumulação de cartões amarelos. Na ocasião, com o pé direito e por trás, pontapeia o pé direito de Gianluca Prestianni. Ação disciplinar bem aplicada.

NOTA DO ÁRBITRO
João Gonçalves (5)