Especialista de arbitragem A BOLA justificou decisão de Miguel Nogueira em lance entre Gonçalo Cardoso e o avançado grego

A análise de Pedro Henriques à arbitragem do Paços de Ferreira-Sporting

Jogo, de uma maneira geral, bem arbitrado por Miguel Nogueira, mas que teve no segundo golo dos castores uma irregularidade que o VAR ajudaria a resolver

17' Georgios Vagiannidis foi bem advertido por simulação na área do Paços. Projetou-se claramente para o solo na tentativa de ganhar um penálti. Foi o lateral leonino que foi com o seu pé esquerdo ao contacto com as costas de Costinha, que estava no relvado.

22' Golo legal. Há penálti de Gonçalo Cardoso sobre Fotis Ioannidis, pois entrou fora de tempo e com o pé esquerdo pisou o pé direito do avançado grego leonino. O árbitro, ao perceber que a bola sobrou para Pedro Gonçalves, não deu lei da vantagem, mas antes fez um compasso de espera e como o ato contínuo foi golo, validou o mesmo.

26' Cartão amarelo bem mostrado a Anilson por uma entrada em tackle deslizante sobre Ricardo Mangas. Não obstante ter tocado primeiro na bola, foi negligente na forma como abordou o lance, em velocidade e com impetuosidade excessiva, acabando por acertar na perna do lateral leonino.

Positivo:
A boa condição física do árbitro e, consequentemente, a boa movimentação e colocação no jogo. Revelou experiência no primeiro golo dos leões.

45+1' Cartão amarelo mostrado a Hidemasa Morita por supostamente ter acertado sem bola com o braço na cara de João Caiado, mas as repetições de longe não mostram de forma clara que isso aconteceu. Parece que foi inadvertidamente e fruto da movimentação de ambos os jogadores.

49' Golo do Paços Ferreira com três momentos de análise. Primeiro, a carga nas costas com o braço esquerdo de Mota sobre Alison quando este estava no ar, tendo ficado automaticamente fora do lance. Segundo, o domínio do esférico com o braço esquerdo que permitiu a Mota sair a jogar com a bola controlada. Terceiro, embora com muitas dúvidas, pois não há VAR nem linhas do fora de jogo, fica a ideia que quando Mota passa a bola, Lumungo parece estar adiantado em relação ao penúltimo adversário, que era Georgios Vagiannidis.

76' Cartão amarelo bem mostrado a Diomande pois, com um empurrão nas costas acabou não só por ser advertido por infringir com persistência as leis de jogo, como matou a jogada pois o Paços de Ferreira tinha jogadores à esquerda e à direita a dar apoio nesta saída em contra-ataque.

Negativo
A não existência de vídeoárbitro nesta fase da competição. Com árbitros e equipas do futebol profissional habituadas à tecnologia, ficam todos claramente prejudicados.

87' Cartão amarelo bem mostrado a Nito Gomes por uma falta tática: travou Trincão quando este saía em contra-ataque.

100' Lance legal e sem penálti num remate de Pedro Gonçalves cuja bola foi à mão esquerda de Tiago Ferreira, que tinha o braço ao longo e encostado ao corpo e sem volumetria extra.

Galeria de imagens 27 Fotos

102' Cartão amarelo bem mostrado a Pedro Gonçalves por uma falta tática ao derrubar Nito com o objetivo de travar a saída em contra-ataque.

115' Cartão amarelo bem mostrado a Rafael Vieira por uma entrada fora de tempo e sem bola sobre Fresneda.

Nota do árbitro: 5