Yoav Lumbroso deixa o Benfica ao fim de apenas seis meses e um grande impacto no jogo das águias (SL Benfica)

OFICIAL: mais uma saída de peso no andebol do Benfica

Central israelita Yoav Lumbroso deixa as águias seis meses depois de ter chegado

Cerca de um mês depois da saída do sérvio Petar Djordjic, o Benfica perdeu outro dos habituais titulares. O central israelita Yoav Lumbroso foi anunciado nesta sexta-feira como novo jogador do ThSV Eisenach, da Bundesliga.

Contratado no início da época aos franceses do Limoges, o central israelita de 23 anos assumiu-se como titular absoluto e cérebro do ataque da equipa orientada por Jota González. A par do guarda-redes Mike Jensen – que também deverá estar de saída no final da época -, Lumbroso foi o reforço das águias que melhor rendimento apresentou na primeira metade da temporada, ainda que insuficiente para que os encarnados chegassem a esta fase da época com ambições realistas de lutar pelo título.

Yoav Lumbroso (Benfica)

Ao fim de 23 jogos e 53 golos marcados, o Benfica e o jogador receberam propostas que decidiram aceitar, permitindo que Lumbroso regresse ao primeiro clube que representou após deixar Israel e no qual deu nas vistas, ao ponto de ser contratado pelo Limoges ainda adolescente. Antes de se mudar para o Benfica esteve muito perto de rumar ao gigante Kielce – finalista vencido da última edição da Liga dos Campeões – mas os problemas financeiros do clube polaco desviaram-no para a Luz.

Internamente o Benfica já reconheceu que as hipóteses de lutar pelo título com o Sporting e o FC Porto são muito reduzidas e, já afastado da Liga Europeia, entende a necessidade de reduzir a folha salarial para a segunda metade da época. Isto porque o único troféu pelo qual que tem reais possibilidades de lutar é a Taça de Portugal, prova na qual vai defrontar o Estrela da Amadora, no próximo sábado, no regresso à competição após a pausa devido ao Europeu. 

O Eisenach é 17.º e penúltimo classificado do campeonato alemão, aquele que é considerado o melhor do Mundo. Mas para se perceber o equilíbrio da Bundesliga, basta dizer são apenas seis os pontos que separam o novo clube de Lumbroso do primeiro lugar de acesso às competições europeias, razão pela qual o Eisenach parece apostado em reforçar-se para a segunda metade da época.