NOTÍCIA A BOLA Sporting quer renovar com Franco Israel

NACIONAL09.12.202408:35

Leões já manifestaram intenção de prolongar o vínculo que termina em 2027. Deixou finalmente o rótulo de número 2 e aponta a uma época de afirmação

O Sporting quer renovar com Franco Israel. Ainda não avançaram negociações concretas, com números e condições para o novo vínculo, mas, sabe A BOLA, os leões já manifestaram a intenção de prolongar o contrato com o guardião uruguaio de 24 anos. Esse primeiro passo, ao que foi possível apurar, foi dado pelo próprio clube leonino e, numa primeira instância, recebeu sinal positivo do guarda-redes, que se encontra feliz em Alvalade e disposto a manter-se de leão ao peito.

A história de Franco Israel em Alvalade esteve longe de ser uma daquelas que todos os jovens ambicionam quando chegam a um clube de grande exigência. E nunca foi fácil deixar o rótulo de número 2. Viveu um longo período na sombra — sempre com Adán em primeiro plano — mas agarrou um lugar na baliza do leão a meio da época passada. Ultrapassou a desconfiança após as primeiras aparições na equipa e apesar de entrar esta época mais uma vez com um papel de segundo plano — pois os leões haviam comprado Kovacevic para ser o número 1 — o uruguaio foi à luta e conseguiu destronar o bósnio. Mais uma batalha ganha.

Olhando para o momento atual não restam dúvidas: Franco Israel é o dono da baliza leonina. O desempenho e a pouca segurança dada por Kovacevic voltaram a abrir caminho ao internacional uruguaio que, convém lembrar, foi uma das peças decisivas na conquista do título na temporada passada, aquando de uma lesão de Adán, que não voltaria a vestir a camisola dos leões.

Essa determinação, de nunca deixar de lutar pela sua posição, aliada ao crescimento e maturidade alcançada nos últimos anos, levam, assim, o Sporting a querer segurar o guardião, que tem contrato até 2027.

Franco Israel preparado para recuperar o estatuto na baliza (Foto Grafislab)

Existem outros processos em andamento, porém, é possível que no caso concreto do internacional uruguaio todas estas intenções passem para o papel, e se tornem oficiais , no arranque de 2025. Com um valor de mercado de 5 milhões de euros (foi contrato à equipa sub-23 da Juventus em 2021/2022 por cerca de €1 milhão), Israel tem subido a sua cotação nos últimos meses, até porque, convém lembrar, apesar de ainda não ter o estatuto de titular, é um dos indiscutíveis de Marcelo Bielsa nos convocados do Uruguai.

Uruguaio vai recuperar o estatuto com o Club Brugge

Depois de ter estado afastado nos dois últimos comprometedores desaires do leão (Santa Clara e Moreirense) devido a síndrome gripal, Franco Israel foi reintegrado no plantel e reentra nas contas de João Pereira para o duelo de amanhã, em solo belga, diante do Club Brugge, para a Liga dos Campeões. Um regresso com entrada direta no onze para um jogo de máxima exigência para os leões que pretendem afastar a crise de resultados desde a chegada de João Pereira. Israel volta, assim, a ganhar a posição a Kovacevic que foi aposta nas últimas duas partidas com desempenhos (ainda) pouco afirmativos na luta por um lugar com o internacional uruguaio.

O guardião bósnio, contratado aos polacos do Raków no início desta época, até chegou a Alvalade com estatuto de titular — Franco Israel iniciou a pré-época mais tarde devido à presença na Copa América — foi aposta na Supertaça e nos primeiros 4 jogos da Liga, mas haveria de perder esse estatuto, ainda com Ruben Amorim no comando, a partir da 5.ª ronda. Com João Pereira será ele também o número 1 para os próximos jogos.