Shevchenko institui detetor de mentiras para árbitros na Ucrânia
Andriy Shevchenko, presidente da Federação Ucraniana de Futebol (IMAGO / Ukrinform)

Shevchenko institui detetor de mentiras para árbitros na Ucrânia

INTERNACIONAL16.04.202416:10

Objetivo do ex-jogador e atual presidente da Federação Ucraniana de Futebol (UAF) passa por combater corrupção e manipulação de jogos

Andriy Shevchenko, presidente da Federação Ucraniana de Futebol (UAF), instituiu o uso de um detetor de mentiras para árbitros com o objetivo de combater a corrupção e manipulação de jogos. O polígrafo mede as mudanças de pressão e fluxo sanguíneo, assim como a respiração e o suor.

«Vemos o polígrafo como uma oportunidade para obter mais informação e entender com que árbitros podemos trabalhar. Estamos a começar do zero», referiu o antigo futebolista – representou Dínamo Kiev, Milan, Chelsea e Milan –, em declarações ao The Athletic. Qualquer árbitro que não passe no teste será afastado de imediato.

A medida foi alvo de críticas na Ucrânia. Volodymyr Sharan, treinador que esta época já orientou o Mynai, do primeiro escalão do país, falou em «tentativa de controlo».

Volodymyr Sharan, treinador que esta época já orientou o Mynai, do primeiro escalão da Ucrânia (IMAGO / Ukrinform)

«Isso é demais. É controlo. O fator humano vai estar sempre presente, haverá sempre erros, mas agora existe VAR. Vamos testar os jogadores e treinadores também. Chegamos três horas antes dos jogos para passarmos pelo detetor de mentiras», ironizou.

O detetor de mentiras não foi, ainda assim, a única medida drástica imposta por Shevchenko, que, como treinador, já orientou a seleção da Ucrânia e o Génova. Os árbitros passam a ser nomeados para as partidas de forma totalmente aleatória.