Navegadoras vencem na Bélgica e fazem história na Liga das Nações
Portugal ganhou em Leuven, graças à grande penalidade convertida por Carole Costa, nesta que foi a primeira vitória portuguesa fora de casa na competição
Depois de conseguir um empate em Portimão diante da Inglaterra (1-1), e mesmo com as baixas de Kika Nazareth e Ana Capeta, ambas dispensadas, Portugal ganhou na Bélgica (1-0) e fez história na Liga das Nações, ao conseguir a primeira vitória fora de portas na competição.
O único golo do encontro foi marcado logo no início do segundo tempo, por Carole Costa, numa grande penalidade conquistada por Jéssica Silva, que cruzou para o braço de Tysiak. A equipa de arbitragem não teve dúvidas.
No entanto, as belgas até entraram melhor no encontro, que teve a presença de Pedro Proença nas bancadas, em Leuven - este que foi o seu primeiro jogo como novo presidente da FPF -, mas as portuguesas responderam de imediato. Andreia Norton teve a primeira ocasião de golo, mas mandou para as redes, do lado de fora, e Joana Marchão acertou segundos depois com estrondo no poste.
)
Ao minuto 26, Francisco Neto foi obrigado a fazer uma alteração: Lúcia Alves entrou para o lugar de Catarina Amado, que teve um choque com uma adversária e ficou em dificuldades, saindo lentamente de campo, após uns minutos de assistência médica.
No segundo tempo, Portugal continuou a ser melhor, mesmo após o golo. Jéssica Silva teve algumas oportunidades para aumentar a vantagem, mas falhou uma delas num um para um com a guarda-redes. Andreia Jacinto também atirou para uma grande intervenção da belga, a minutos do fim, mas a vantagem mínima bastou.
O próximo jogo é a 4 de abril, em casa diante da Espanha, que perdeu esta quarta-feira em Inglaterra (0-1), Wembley, resultando na liderança partilhada do grupo 3 entre as portuguesas e as inglesas, ambas com quatro pontos e a mesma diferença de golos.