19 novembro 2024, 12:11
Nani de luto pela morte do pai
Avançado do E. Amadora vive momento de dor com a perda do progenitor
Extremo anunciou a decisão nas redes sociais
Nani anunciou, ao início da noite deste domingo, o ponto final na carreira de futebolista. Aos 38 anos, o antigo internacional português pendura as chuteiras ao serviço do Estrela da Amadora, depois de ter assinado pelo emblema da Reboleira no início desta época. Num vídeo publicado nas redes sociais, Nani explicou que está preparado para «abraçar novos caminhos», tendo decidido, por isso, deixar de jogar ao mais alto nível, lembrando ainda que a recente morte do pai acelerou a escolha.
19 novembro 2024, 12:11
Avançado do E. Amadora vive momento de dor com a perda do progenitor
«Chegou a altura de dizer adeus. Decidi terminar a minha carreira de futebolista profissional. Foi uma viagem fantástica e quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram e apoiaram nos altos e baixos de uma carreira que durou mais de 20 anos e que me deu tantas memórias inesquecíveis. É altura de virar a página e focar-me em novos objetivos e sonhos», lê-se na publicação do (agora) ex-futebolista, que, curiosamente, fez o último jogo da carreira precisamente em Alvalade, na goleada (1-5) sofrida pelo Estrela, a 1 de novembro passado.
Nani iniciou a carreira na formação do Real Massamá, saltando para o Sporting em 2003/04. Estreou-se oficialmente na equipa principal dos leões no primeiro jogo da temporada 2005/06, sob o comando do treinador José Peseiro, frente à Udinese, na 1.ª mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões. De leão ao peito fez 76 jogos até sair para o Manchester United, em 2007/08, fazendo em Inglaterra várias épocas de alto nível e que lhe valeram, em 2011, ver o nome incluído entre os 23 finalistas para a Bola de Ouro.
Em 2014/15 volta ao Sporting por empréstimo dos red devils, inserido no negócio que levou Marcos Rojo para Old Trafford, terminando, no fim dessa época, a ligação ao gigante de Manchester. Saiu para o Fenerbahçe, representou depois o Valência e a Lazio antes de, em 2018/19, fazer a terceira passagem pelos leões. Em 2019 ruma aos Estados Unidos para vestir a camisola do Orlando City durante três anos, em 2021 volta a aventurar-se na Serie A pelo Veneza e em 2022/23 tem nova aventura 'exótica': ruma à Austrália para vestir a camisola do Melbourne Victory, acabando por lá fazer apenas 10 jogos.
Em 2023/24 volta à Turquia para jogar pelo Adana Demirspor, antes de, no início desta época, assinar pelos estrelistas.
Nestes 20 anos, Nani foi figura de peso na Seleção Nacional A. Foi 112 vezes internacional, marcou 24 golos e foi um dos melhores jogadores de Portugal na épica caminhada para a conquista do Euro 2016, em França.