Famalicão: Sorriso (quase) de 'orelha a orelha' numa estreia que deixou.. água na boca
Extremo brasileiro brilhou a alto nível na estreia com a camisola da formação minhota. (Foto: Famalicão)

Famalicão: Sorriso (quase) de 'orelha a orelha' numa estreia que deixou.. água na boca

NACIONAL11.02.202417:26

Golaço do extremo brasileiro apenas ofuscado pelo tento da igualdade do Farense, já em período de compensação; ainda assim, a primeira aparição foi altamente promissora e os minhotos parecem ter acertado em cheio na sua contratação

Marcos Vinicios Lopes Moura. É este o nome completo do cidadão nascido em Natal (Brasil), a 23 de fevereiro de 2001. Estes dados dirão (muito) pouco aos adeptos do futebol português, incluindo os sócios e simpatizantes do Famalicão. Mas se falarmos em... Sorriso, provavelmente o caso muda de figura.

O extremo brasileiro, que está a poucos dias de completar 23 anos de idade, foi um dos reforços de inverno do Famalicão e não demorou a demonstrar que o desígnio deve mesmo ser esse: reforço.

Afinal, no jogo de estreia com a camisola do emblema de Vila Nova (e logo como titular!), o brasileiro marcou um golo e foi decisivo para o ponto somado no terreno do Farense, numa partida da 21.ª jornada da Liga, realizada na tarde de ontem.

Mas chamar golo ao momento protagonizado por Sorriso é manifestamente redutor. Porque, em bom rigor, o que o extremo canarinho fez no São Luís foi... um golaço! Isso mesmo. Um golaço daqueles que fazem levantar qualquer estádio. Logo aos 19 minutos, e aproveitando um alívio de bola de Cláudio Falcão, de cabeça, Sorriso, que se encontrava junto ao bico direito da grande área do Farense, não pediu licença e, de primeira, disparou um autêntico míssil que só parou junto ao ângulo superior esquerdo da baliza de Ricardo Velho. Mesmo que esta breve explicação o possa ter colocado com os olhos no lance, o melhor mesmo é ver, caro leitor:

O tento fabuloso apontado pelo número 77 colocou os minhotos em vantagem, sendo que o Sorriso só não foi de orelha a orelha porque, já em período de compensação, o Farense acabou por chegar à igualdade: Bruno Duarte também fez o gosto ao pé e não deixou que a estreia do compatriota fosse... perfeita.

No entanto, e apesar do soco no estômago que os algarvios deram aos minhotos já nos descontos, a primeira aparição de Sorriso com a camisola do Famalicão ficou marcada pelo sucesso. Além da titularidade e do golo marcado, o extremo brasileiro colecionou vários momentos de qualidade, preferencialmente junto aos corredores, algo que parece deixar bem claro que João Pedro Sousa ganhou, literalmente, um reforço para a segunda metade da época.

Recorde-se que Sorriso chegou a Vila Nova de Famalicão por empréstimo do Red Bull Bragantino, emblema brasileiro que é comandado pelo técnico português Pedro Caixinha, mas, a julgar pela amostra, os famalicenses deverão ponderar avançar para a contratação em definitivo do jogador no final da presente temporada.

Até porque, acrescente-se, Sorriso encaixa que nem uma luva no perfil da SAD liderada por Miguel Ribeiro: é um jogador jovem, de qualidade e com enorme margem de progressão. O que permite juntar o retorno desportivo (imediato) com o financeiro (no futuro). Sorriso está só a começar, mas promete ser ainda mais... feliz.

Famalicão: aposta na fábrica de talentos promete continuar a dar frutos

17 janeiro 2024, 08:30

Famalicão: aposta na fábrica de talentos promete continuar a dar frutos

Gustavo Sá e Luiz Júnior são dois dos expoentes máximos do trabalho de base realizado pelo clube minhoto; há mais nomes na forja, já no plantel principal, para despontarem a qualquer momento; João Pedro Sousa e o «orgulho» pelo que está a ser feito; e os craques que também passaram em Vila Nova e que hoje estão em altos patamares de destaque?...