Estrela da Amadora: Angola pode proporcionar minutos a Keliano
Manuel Keliano, do Estrela da Amadora (à esquerda), disputa a posse de bola com David Neres, do Benfica (à direita), em jogo pela Liga de futebol. Foto: Atlantico Press/Imago.

Estrela da Amadora: Angola pode proporcionar minutos a Keliano

NACIONAL08.11.202318:58

Jovem médio não tem tido minutos ao serviço dos tricolores, mas manteve-se nas opções da seleção angolana, onde poderá mostrar serviço e regressar à Reboleira com maior rodagem e motivação

A janela de competição para as seleções representa, em muitos casos, um desgaste acrescido para alguns dos jogadores que nesta altura se encontram em competição ao serviço dos clubes. Em sentido oposto, poderá vir a ser de grande utilidade para o Estrela da Amadora num caso muito concreto.

Manuel Keliano foi uma das várias contratações do Estrela para a presente temporada, mas ainda não teve os minutos que certamente desejava, em função da forte concorrência com que se deparou no meio-campo dos tricolores, no qual Aloísio Souza e Léo Cordeiro têm sido os titulares, com Vitó e Pedro Sá (que está atualmente lesionado) como alternativas imediatas. No entanto, é encarado como uma forte esperança de futuro e a convocatória para a sua seleção nacional angolana representa isso mesmo.

A escassez de competição que Keliano encontra na Reboleira não inibiu o português Pedro Soares Gonçalves de convocar o médio de 20 anos para a seleção A de Angola, assim como o companheiro de equipa Kialonda Gaspar, este um elemento indiscutível no onze do Estrela. Os palancas negras defrontarão Cabo Verde, dentro de pouco mais de uma semana, no próximo dia 16, e as Ilhas Maurícias, quatro dias depois, pela fase africana de apuramento para o Mundial-2026. 

O médio poderá encontrar, no convívio da sua seleção nacional, o espaço competitivo de que necessita para ganhar rodagem e, acima de tudo, somar minutos, algo que não tem conseguido no Estrela, conjunto no qual apenas realizou apenas cinco jogos oficiais, estatuto secundário com expressão ainda maior no somatório de minutos jogados.

No acumulado entre as entradas em campo perante Benfica, Desportivo de Chaves, Casa Pia, Vila Meã (Taça de Portugal) e Famalicão, o internacional angolano contabiliza apenas 51 minutos de utilização, pelo que apostará na oportunidade de representar Angola o seu momento de mostrar serviço e regressar à Amadora de alma renovada. Antes disso, Keliano trabalhará para ser chamado a jogo por Sérgio Vieira na receção ao Moreirense, marcada para este sábado, e partir para Angola ainda mais motivado.