Bragantino de Caixinha e Vasco, ainda sem Álvaro Pacheco, em frente na Taça do Brasil

Bragantino de Caixinha e Vasco, ainda sem Álvaro Pacheco, em frente na Taça do Brasil

INTERNACIONAL22.05.202406:42

Equipas apuradas para os oitavos de final

O RB Bragantino, orientado por Pedro Caixinha, venceu o Sousa por 3-0 na segunda mão da terceira eliminatória e, depois de empate 1-1 na primeira mão frente à equipa da Serie D, segue para os oitavos de final da Taça do Brasil, pela primeira vez em 4 anos.

A jogar em casa, o Bragantino acabou por se impor naturalmente, com golos de Juninho Capixaba (25), Gustavo Neves (59) e Henry Mosquera (71), eliminando assim a equipa sensação deste início de Taça, que tinha eliminado o Cruzeiro na ronda anterior.

Também o Vasco da Gama, com o novo treinador Álvaro Pacheco, ainda na bancada (a equipa foi orientada pelo treinador dos sub-20, Rafael Paiva), eliminou o Fortaleza nos penáltis - após 3-3 nos 90 minutos - e segue também em frente, depois de um empate 0-0 na primeira mão.

O jogo no São Januário foi intenso, cheio de mudanças no marcador, com o Vasco a ver-se mesmo em desvantagem por duas vezes, a superiorizar-se e a ceder o empate nos minutos finais, que levaram a eliminatória para os penáltis. Aí, depois de quatro rodadas certeiras, Kervin Andrade, do Fortaleza, permitiu ao guarda-redes Léo Jardim voar e garantir a vitória com uma defesa, com o Vasco a impor-se por 5-4.

Antes, Marinho colocou o Fortaleza em vantagem aos 8, com Vegetti a empatar de penálti aos 17; na segunda parte de novo o Fortaleza em vantagem aos 54, com o mesmo Vegetti a bisar e voltar a empatar aos 65. O Vasco conseguiu finalmente colocar-se na frente aos 76, por Píton, mas aos 89 Hércules empatou tudo.

O treinador português terá agora tempo para estar com a equipa. Com a paragem do Brasilerão devido às cheias no Rio Grande do Sul, o Vasco só volta ao campo para o campeonato brasileiro a 2 de junho, num clássico com o Flamengo, no Maracanã.

Rafael Paiva, que orientou a equipa como interino, partilhou as primeiras impressões sobre o treinador português: «É um cara de uma energia enorme. Desde que chegou colocou a equipa para cima. Ajudou no que era possível. Esteve presente na concentração, no balneário. Conseguimos fazer a transição, ele está a par de todas as situações.»

(atualizado às 6.50 horas)