Bernardo Silva, 30 anos, cumpre a sua oitava época no Manchester City (Foto: IMAGO)
Bernardo Silva, 30 anos, cumpre a sua oitava época no Manchester City (Foto: IMAGO)

Benfica: via aberta para o regresso de Bernardo Silva

NACIONAL12.04.202509:19

Internacional português pode voltar já na próxima época, antecipando a viagem por um ano. Conversas decorrem ao mais alto nível. Salário compatível com realidade portuguesa

Bernardo Silva poderá regressar ao Benfica mais cedo que o previsto. O cenário tem vindo a ser trabalhado nos últimos tempos através de conversas ao mais alto nível entre as partes e neste momento a via está aberta para que o internacional português de 30 anos volte ao clube que o formou.

Nada está ainda fechado porque há outro forte interessado no jogador: o Barcelona mantém um interesse que não é de agora e o esquerdino nunca escondeu que esse também era um desejo seu de carreira. Ainda assim, se a decisão tivesse de ser tomada agora, A BOLA sabe que a balança penderia para o emblema do coração.

Bernardo Silva tem contrato com o City até 2026, mas os últimos desenvolvimentos no campeão em título visando a preparação da próxima época poderão ditar uma saída antecipada. A renovação do plantel dos citizens está em curso (como se confirma pelo adeus de Kevin de Bruyne) e se a vontade do jogador passar mesmo pelo regresso imediato à Luz não será esse ano a mais que funcionará como bloqueio, num processo já conduzido pelo novo diretor desportivo do emblema de Manchester, Hugo Viana.

Bruno Lage e Bernardo Silva numa imagem de 2019. Para repetir? (Foto: Sérgio Miguel Santos)

Sabe também o nosso jornal que o tema financeiro não representará, para já, um entrave. Bernardo Silva tem consciência de que nunca poderá auferir na Luz um salário ao nível do que recebe em Inglaterra, em Barcelona ou noutros campeonatos dispostos a pagar pelo talento do português, mas a vontade de representar as águias falará mais alto.

Esta decisão que tem vindo a ser marinada por parte do jogador não surpreende quem o conhece: o internacional luso tem uma mentalidade diferente relativamente ao que existe no seu meio no que se refere aos bens materiais e por outro lado considera que saiu demasiado cedo do Benfica, sem poder viver, a sério, a realidade do clube do qual é adepto até às entranhas, alimentando esse desejo de jogar pelas águias ainda no auge das suas capacidades físicas, ele que fará 31 anos a 10 de agosto.

Falta perceber qual o papel do Barcelona neste processo: Bernardo já esteve mais que uma vez na lista de compras, mas os muitos problemas financeiros dos catalães impediram qualquer negócio – este sim numa transferência e por números aos quais o Benfica nunca poderia chegar.

O diretor desportivo do Barça, Deco, é um grande defensor da contratação do compatriota, houve conversas no verão de 2023, mas a transferência não se consumou. Bernardo Silva renovou entretanto por mais três anos e no defeso seguinte, apesar do garrote a que está sujeito, o emblema blaugrana contratou Dani Olmo ao RB Leipzig por €55 milhões.

«Não sou maluquinho...»

Entre as várias declarações públicas que Bernardo Silva proferiu sobre um possível regresso à Luz há uma intervenção que vai ao encontro do estado atual das coisas. Em novembro de 2023, em entrevista à RTP, o futebolista foi claro: «É um negócio que envolverá as duas partes: eu quero e se o clube me quiser obviamente que as coisas vão acontecer. Não sou maluquinho e, na altura, se acontecer, vou pedir um salário de acordo com o meu valor e o que se praticar em Portugal.»

Bernardo Silva jogou pouco no Benfica: fez três jogos pela equipa principal, em 2013/14 (Foto: Pedro G. Lima)

Uns meses antes, o pai do jogador, Paulo Silva, admitia, em declarações à Rádio Renascença, que a possibilidade de Bernardo voltar à Luz em 2026, no final do contrato com o Manchester City, «é uma possibilidade forte». A diferença, atualmente, reside na possibilidade de antecipar essa viagem de regresso, num processo naturalmente encabeçado por Rui Costa, presidente que não contou com o voto do sócio Bernardo Mota Veiga de Carvalho e Silva nas eleições, mas cujo trabalho foi elogiado pelo jogador na referida entrevista à estação pública.

Depois de ter feito regressar Di María, Rui Costa pode estar a preparar-se para trazer outra bandeira do clube. Resta saber se a entrada de um implica a saída de outro, em final de contrato.

Jogador do Manchester City foi eleito A Figura do Ano 2023 por A BOLA
0 seconds of 39 minutes, 1 secondVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DAS 6-Poderá Ser O úLtimo Jogo De Gyokeres Em Alvalade
04:27
00:00
39:01
39:01