Benfica-Estoril: duelo de aflitos... à medida de cada um
Benfica e Estoril encontram-se este domingo no Estádio da Luz e o favoritismo, claro, pertence aos campeões nacionais.
Há, todavia, atenuantes: Benfica atravessa momento delicado, jogando futebol de pouca qualidade e apresentando resultados pouco satisfatórios, ao ponto de o seu treinador, Roger Schmidt, estar em xeque. Pelo menos aos olhos dos adeptos.
A luta pelo título é ainda uma realidade, mas o FC Porto venceu o Portimonense esta sexta-feira e aproximou-se e há ainda, naturalmente, a preocupação de não deixar fugir o Sporting.
Do lado do Estoril, muita aflição, igualmente (três derrotas nos últimos quatro jogos), mas de contornos bem diferentes.
Os canarinhos lutam pela permanência e ocupam o antepenúltimo lugar, o que significa equipa com urgência em ganhar pontos, mesmo no campo do campeão nacional.
O Estoril afastou o Benfica na meia-final da Taça da Liga (nos penáltis, após 1-1), já na Liga, jogando em casa, perdeu 0-1 (António Silva decidiu bem ao minuto 90+3).
O histórico de confrontos é francamente desfavorável ao Estoril e a última vitória na Luz para o Campeonato data de... 12 de novembro de 1950 (3-2).
As figuras
Benfica
Os encarnados chegam ao encontro sem a possibilidade de utilizar Bernat, que continua a recuperar de uma cirurgia, e Otamendi, que foi expulso no clássico do Dragão e cumpre castigo.
O Benfica deve alinhar com Trubin, Bah, António Silva, Morato, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, Rafa, Neres e Arthur Cabral.
Na antevisão da partida, Roger Schmidt, treinador do Benfica, queixou-se das opções de ataque: «Era diferente com Gonçalo Ramos, os avançados que temos não são consistentes.»
Estoril
Tiago Araújo, ex-jogador do Benfica, não foi utilizado na partida com o V. Guimarães, mas está à disposição de Vasco Seabra e pode ser novidade na Luz.
O Estoril pode alinhar com Daniel Figueira, Bernardo Vital, João Basso, Winther, Rodrigo Gomes, Zanocelo, Mateus Fernandes, Heriberto Tavares, Rafik Guitane, Alejandro Marqués e João Marques.
Vasco Seabra, treinador do Estoril, mostrou ambição na sua antevisão do encontro: «Sentimos que vamos ser competitivos, ambiciosos, responsáveis, mas com uma vontade muito grande de atirarmos à baliza do Benfica.»