Nuno Espírito Santo e Summerville - Foto: IMAGO
Nuno Espírito Santo e Summerville - Foto: IMAGO

West Ham marca aos 90+3' e NES volta a sorrir na Premier League, dez jogos depois

'Hammers' venceram de forma dramática na casa do Tottenham, cuja crise intensificou. Os descontos foram mais cruéis para o Fulham, de Marco Silva, que perdeu pela primeira vez em 2026

O West Ham venceu na casa do Tottenham (1-1) e colocou um ponto final numa série de 10 jogos consecutivos sem triunfos na Premier League. Pablo, contratado pelos hammers ao Gil Vicente neste mercado de janeiro, foi titular pela primeira vez. Mateus Fernandes também figurou no onze escalado por Nuno Espírito Santo para o dérbi londrino, ao contrário de Lucas Paquetá, cobiçado pelo Flamengo, que não figurou na ficha de jogo.

O West Ham dificilmente podia entrado melhor na partida. Mateus Fernandes serviu Summerville que fletiu do corredor esquerdo para o central, antes de encontrar o espaço perfeito para desferir um remate vitorioso. A bola ainda desviou em Micky Van de Ven e traiu Vicario.

Summerville festejou o golo com um abraço a Nuno Espírito Santo, num claro sinal de união. O remate certeiro do extremo neerlandês potenciava a esperança na conquista primeira vitória na Premier League desde o início do mês de novembro, mas o Tottenham respondeu, pouco depois da hora de jogo.

O defesa central Cuti Romero foi à grande área adversária mostrar ao ataque dos spurs como se finaliza. O internacional argentino empatou a partida com um cabeceamento fulminante, após um cruzamento com conta, peso e medida do antigo jogador do Sporting Pedro Porro.

O Tottenham apertou o cerco ao West Ham na procura pela primeira vitória em 2026, mas não conseguiu contornar o muro defensivo escalado por NES. Diz o ditado que quem não marca, arrisca-se a sofrer e os hammers seguiram-no à risca. Oliver Scales promoveu a confusão na grande área com um cruzamento venenoso e Callum Wilson, que entrara dois minutos antes, selou a vitória dramática do antepenúltimo classificado, aos 90+3'.

O VAR confirmou a legalidade de um golo que renovou as esperanças do West Ham na manutenção da Premier League. O West Ham passou a somar 17 pontos e está a quatro do primeiro lugar fora da linha de água, ocupado atualmente pelo Nottingham Forest. Já o Tottenham regista apenas uma vitória nas últimas sete jornadas e a incerteza quanto ao futuro de Thomas Frank intensifica-se.

Pior sorte nos descontos teve o Fulham, de Marco Silva. Lukas Nmecha marcou aos 90+1' para selar a vitória do Leeds United e colocar um ponto final numa série de seis jogos sem perder na Premier League dos londrinos.

O Fulham ocupa o 10.º lugar da tabela, com 31 pontos, enquanto o Leeds está no 16.º, com 25.

Já o Sunderland venceu o Crystal Palace por 2-1 e intensificou a crise dos comandados de Oliver Glasner, que não vencem há dez partidas.