Guardiola: «Noutro clube, depois da última época, já não estaria aqui»
O Manchester City vai apadrinhar a estreia de Michael Carrick na segunda passagem pelo comando técnico do Manchester United. Pep Guardiola admitiu que preparou a equipa tendo em conta nuances apresentadas pelo antigo médio ao serviço do Middlesbrough e na primeira passagem como interino nos red devils: «Podemos ter algumas ideias, mas a tática é sobre os jogadores e os jogadores de amanhã não são os do Middlesbrough. Não tenho um timeout ao fim de 10 minutos para dizer aos meus jogadores o que o Michael quer fazer. Se não tens essa informação, focas-te em ti e nos jogadores.»
Guardiola considerou que a mudança de treinador não significa automaticamente que o Manchester United não se apresente no dérbi à Ruben Amorim:« «Quando jogas com cinco defesas e não funciona e quando jogas com quatro e também não funciona, tens de jogar com cinco. Se mudasses de sistema e tudo ficasse bem, toda a gente seria treinador. Seria fácil. Não é assim.»
O treinador do Manchester City demarcou-se ainda da instabilidade no rival e negou desejar um maior equilíbrio entre as duas equipas: «É o que é. Não posso controlar o que o United faz.» Questionado sobre as razões para a longevidade no comando técnico dos citizens, Guardiola foi perentório: «Resultados, resultados. Se não ganhas, és despedido. Ganhámos muito, por isso é que estou aqui. Não há outro segredo, somos mais pacientes aqui.»
O técnico espanhol admitiu que os 18 troféus conquistados, entre os quais a primeira UEFA Champions League da história do clube, nos últimos dez anos potenciaram a paciência da direção dos sky blue. «Noutro clube, depois da última época já não estaria aqui. Tivemos três meses muito maus. Mas o passado foi muito bom e é por isso que ainda cá estou», frisou.
Sobre a contratação iminente de Marc Guéhi ao Crystal Palace, «nada há a dizer», mas Guardiola admite o problema central citizen. «Sem o John [Stones[, o Ruben [Dias] e o Josko [Gvardiol], estamos numa situação difícil, não só para um jogo, mas para um longo período. O Ruben voltará em breve, o Josko não.»
Manchester United e Manchester City defrontam-se a partir das 12h30 de sábado, na 22.ª jornada da Premier League, em Old Trafford.