Volta ao Algarve: Paul Seixas vence na Foia, Almeida terceiro
Paul Seixas venceu a segunda etapa da Volta ao Algarve no Alto da Foia, batendo Juan Ayuso num sprint apertado, ambos seguidos por João Almeida, com o mesmo tempo. O jovem francês da Decathlon, de apenas 19 anos, conquistou a primeira vitória como profissional, enquanto o espanhol da Lidl-Trek é o novo camisola amarela da corrida algarvia, em igualdade com Seixas, mas beneficiando de um segundo bonificação num dos pontos quentes da tirada (que junta a três averbados na véspera).
O português da UAE Emirates está a sete segundos do duo, antes do contrarrelógio em Vilamoura (19,5 km), na terceira etapa, sexta-feira.
Paul Seixas: the new King of Foia! ✨
— Volta ao Algarve (@VoltAlgarve) February 19, 2026
Paul Seixas: o novo Rei da Fóia! ✨#VoltaAlgarve pic.twitter.com/LbRYOLrLrR
A história da etapa até ao início da sucessão de subidas que culminou no ponto mais alto do Algarve resume-se à fuga de um octeto em que se destacavam o argentino Tomas Contte (Aviludo Louletano), que concretizou o objetivo da segunda escapada consecutiva, o reforço da camisola azul de rei da montanha conquistada no primeiro dia (com o auxílio do companheiro de equipa e compatriota German Tivani venceu as duas contagens de 3.ª categoria, Picota e Alferce); o português Hugo Nunes (LA Alumínios), terceiro da geral após seis segundos bonificados no Quilómetro Dourado na véspera em Vila Real de Santo António; e o neerlandês Enzo Leijnse, segundo repetente e para já o corredor mais ativo da Anicolor.
Os fugitivos mantiveram vantagem raramente superior a dois minutos, sob controlo pelo pelotão comandado pela Lidl-Trek de Juan Ayuso, e a Ineos de Kevin Vauquelin e Oscar Onley, ambas a assumirem as ambições de vitória dos seus líderes.
Na contagem de montanha de Alferce, a 45 km da meta, o grupo da frente de corrida reduzira-se a quinteto (os elementos suprareferidos e o espanhol Gorka Sorairran, da Caja Rural) e a apenas 30 segundos o seu avanço para o pelotão, ainda que este se mantivesse a um ritmo moderado. Na descida, a Ineos acelerou por Filippo Ganna estirando o pelotão, mas sem consequências, e quando o terreno aplanou estava a rolar novamente compacto - e bem mais lento.
Aproveitou a fuga para voltar a alargar a vantagem até 1 minutos e com isso a esperança a Tomas Contte de somar mais alguns (imprevistos) pontos para a montanha na contagem de Casais (3.ª). O argentino concretizou-a graças a excelente esforço durante a subida, que transpôs já só com Sorairran na sua roda. Logo adiante, enfim, abdicaram da iniciativa e deixavam ao pelotão o protagonismo restante na etapa, a ascensão à Foia (8,8 km a 6,2%).
Na entrada (apertada) da subida, a Lidl-Trek reassumiu a liderança com a UAE Emirates logo atrás da rival norte-americana. A 4 quilómetros da meta, Juan Ayuso corresponde ao esforço dos seus colegas de equipa e ataca, com resposta apenas de João Almeida e Paul Seixas.
O jovem francês não demorou a contra-atacar e fez sofrer João Almeida, que perdeu brevemente o contacto com o duo. O português reabilitou-se, voltou a agarrar a roda de Ayuso, que se mantinha agarrado a Seixas, que voava na serra de Monchique.
Os três acabaram por aliviar o ritmo e foram alcançados por Matthew Richitello (Decathlon) e Oscar Onley (Ineos) e foi em quinteto que se entrou no último quilómetros, quando João Almeida acelerou. Todavia, o português só conseguiu colocar em dificuldades Richitello e por instantes, Onley, numa segunda vaga de ataques.
Então, nos derradeiros 500 metros, Seixas voltou a pressionar, Almeida perdeu dois metros, e só Juan Ayuso conseguiu discutir a vitória com o novo prodígio do ciclismo francês, que se impôs por centímetros no ventoso Alto da Foia.