Telmo Arcanjo. (Foto: EPA/LUSA/ESTELA SILVA)

Vitória de Guimarães: Telmo Arcanjo quer convencer Luís Pinto em definitivo

Avançado não começou a época como titular, lugar que conquistou no decurso da temporada transata. Este verão, também recusou a ser emprestado

Telmo Arcanjo não entrou da melhor maneira na época 2025/26, somando 144 minutos de jogo pelo Vitória de Guimarães, espalhados por três encontros. O avançado nem foi utilizado pelo técnico Luís Pinto na 2.ª jornada da Liga, que coincidiu com a única vitória da equipa até ao momento (3-2 ao Estoril), mas foi titular na última (empate com o Arouca), antes da pausa para os jogos de seleções.

Ainda assim, numa altura em que nenhum jogador do Vitória tem mais de um golo ou de uma assistência, os pés fantasistas que caracterizam o estilo de jogo de Arcanjo podiam ajudar a fazer a diferença. Mas, esta época, isso ainda não se materializou.

Na primeira temporada em que jogou pelos vimaranenses (não atuou em 2023/24 devido a grave lesão), Arcanjo ganhou a titularidade com Luís Freire ao leme da equipa, em janeiro, e correspondeu: todos os cinco golos que marcou no campeonato foram depois dessa conquista, e sempre em partidas que figurou no onze inicial. As exibições valeram-lhe a distinção, por parte do Sindicato de Jogadores, de melhor jovem jogador da Liga no último mês de março, batendo a concorrência de Rodrigo Mora e de Gustavo Sá.

Depois da chegada de Luís Pinto, na pré-época, Arcanjo foi uma das figuras do Vitória na conquista do Torneio de Verão da Póvoa de Varzim – ainda que não tenha marcado, esteve muito ativo e envolvido em jogadas de ataque de perigo.

Saída recusada

Chegado o campeonato, no entanto, Arcanjo foi suplente na 1.ª jornada, frente ao FC Porto, entrando aos 56’. Depois de não pisar o relvado frente ao Estoril, entrou apenas a 25 minutos do fim no jogo com o Moreirense, numa altura em que os vimaranenses já perdiam por 0-2.

Nestes jogos, Nuno Santos e Gustavo Silva foram os mais utilizados pelas alas do ataque e como Arcanjo não estava a ter a mesma aposta que na última época, o Vitória propôs ao jogador ser emprestado ao Estrela da Amadora ou ao Santa Clara. No entanto, como A BOLA deu conta, o cabo-verdiano quis ficar no Vitória.

Arcanjo está com a comitiva de Cabo Verde, que enfrenta esta segunda-feira os Camarões num jogo que pode ser decisivo para o apuramento para o Mundial 2026. O jogador não saiu do banco na jornada anterior, na passada quinta-feira, frente às Maurícias. Resta ver se terá oportunidade de o fazer, primeiro, com Cabo Verde, e depois às ordens de Luís Pinto, já no encontro do próximo domingo, em casa do Estrela da Amadora, onde o jogador podia agora estar, por empréstimo do Vitória.