Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, é palco, esta noite, de um dos vários dérbis minhotos desta temporada. (Foto: D. R.)

Vitória de Guimarães-Famalicão: vizinhos separados pela... Europa

Conquistadores bem lançados para as competições internacionais da próxima temporada; famalicenses tinham esse sonho, mas já será praticamente impossível de concretizar

Cerca de 30 quilómetros. É esta a distância entre Guimarães e Famalicão, duas das cidades que dão brilho à infindável beleza de todo o Minho de Portugal. E esta noite, quando o relógio marcar as 20.30 horas, os clubes mais representativos das referidas cidades vão estar frente a frente num dos muitos dérbis minhotos da presente temporada.

Vitória de Guimarães e Famalicão medem forças na 25.ª jornada da Liga, num duelo entre dois contendores vizinhos, mas que tem toda uma... Europa a separá-los. Falamos, claro está, da perspetiva desportiva.

O objetivo europeu era um cenário apontado às duas equipas no início da presente temporada. O Vitória para lá caminha, o Famalicão nem tanto. Os vitorianos estão fortes nessa luta, os famalicenses terão de deixar esse sonho para outras núpcias. Talvez para 2024/2025.

São já 17 os pontos que separam vimaranenses e famalicenses - estes ainda com um jogo em atraso, diante do Sporting (adiado, na altura, devido à greve das forças de segurança) - e a 10 jornadas do fim é quase impossível de haver uma reversão na luta pelos lugares que dão acesso às competições europeias na próxima temporada. Sendo que, acrescente-se, entre Vitória e Famalicão ainda estão Moreirense, Gil Vicente e Arouca.

Os conquistadores partem em busca de mais uma série de bons resultados, isto depois de uma fase recente em que os comandados de Álvaro Pacheco estiveram três jogos consecutivos sem ganhar - empates com Benfica (2-2) e Portimonense (1-1) e derrota diante do Casa Pia (0-2).

A retoma chegou na jornada passada, com o triunfo fora de portas diante do Estoril (3-1), pelo que os vitorianos quererão, agora, dar sequência ao resultado alcançado no reduto do emblema da Linha de Cascais.

Lesionados: Bruno Varela e Telmo Arcanjo

Castigado: Tomás Ribeiro

A antevisão de Álvaro Pacheco (treinador do Vitória de Guimarães):

Em crescimento. Assim está o Famalicão, a julgar pelas palavras de João Pedro Sousa. A equipa tem oscilado bastante esta época, sendo que, mesmo em momentos positivos, ainda não conseguiu atingir os níveis de qualidade que apresentou, por exemplo, na temporada passada. E essa falta de regularidade tem custado inúmeros pontos ao emblema de Vila Nova...

Tal como voltou a acontecer, nem de propósito, na jornada anterior, diante do Boavista, em que o Famalicão ganhou vantagem, esteve mais tempo por cima do jogo, mas na reta final sucumbiu à pressão e acabou por sofrer o empate. Facto a que ainda se juntou a infelicidade, uma vez que Francisco Moura, já em tempo de compensação, viu o seu remate de meia distância ser travado... pelo poste.

Antes desse empate com as panteras, os famalicenses haviam sido derrotados pelo Arouca (2-3). Ora, é necessário ir à 22.ª jornada para encontrar o último triunfo dos comandados de João Pedro Sousa: 2-1 ao Rio Ave. Mas é preciso recuar quase dois meses para dar conta de uma vitória fora. Foi a 13 de janeiro, em Rio Maior, diante do Casa Pia (2-0).

Mesmo que a Europa já não passe de um mero sonho, é preciso que a equipa volte a encontrar um patamar de estabilidade que una o binómio resultados/exibições. Até porque, já se sabe, uma coisa leva a outra. Sendo que, por outro lado, quando as vitórias teimam em não aparecer também o fator psicológico passa a ganhar uma dimensão maior.

E como que para se chegar aos triunfos é imperativo... marcar golos, o técnico do Famalicão tem, para esta noite, uma excelente notícia: Jhonder Cádiz. O melhor marcador da equipa na época em curso (10 golos) está de regresso às opções depois de ter cumprido um jogo de castigo diante do Boavista e, tal como o próprio João Pedro Sousa confirmou na antevisão do encontro de hoje, o internacional venezuelano será titular diante do Vitória.

Equipa provável (3x4x3): Luiz Júnior; Justin de Haas, Riccieli e Enea Mihaj; Nathan, Mirko Topic, Zaydou Youssouf e Francisco Moura; Sorriso, Jhonder Cádiz e Gustavo Sá

Castigado: Puma Rodríguez

A antevisão de João Pedro Sousa (treinador do Famalicão):

Na primeira volta, em Vila Nova, o Famalicão foi derrotado pelo Vitória (1-3). João Mendes (2) e Bruno Gaspar apontaram os tentos dos vimaranenses, Otávio Ataíde (atualmente ao serviço do FC Porto) faturou para os famalicenses. E esta noite, quem dançará ao som do vira minhoto?