Rui Costa fez parte da equipa diretiva do Benfica liderada por Luís Filipe Vieira (Foto Imago)
Rui Costa fez parte da equipa diretiva do Benfica liderada por Luís Filipe Vieira (Foto Imago)

Vieira não se qualificou para a segunda volta, mas esteve bem presente no debate

Rui Costa não fechou a porta a uma possível reconciliação, mas estranhou os comentários favoráveis de Noronha Lopes em relação ao antigo presidente do Benfica.

Luís Filipe Vieira conquistou cerca de 13% dos votos na primeira volta das eleições do Benfica, resultado insuficiente para se qualificar para a segunda ronda, agendada para 8 de novembro, mas marcou presença no debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes. O candidato a um segundo mandato consecutivo, que integrou a estrutura dos encarnados durante 13 anos da presidência do antecessor, não fechou a porta a uma possível reconciliação entre as duas partes.

O atual presidente do Benfica desvalorizou, ainda assim, a importância da relação com o antecessor para o ato eleitoral: «Isso já é uma questão pessoal, Nunca fui uma pessoa rancorosa, mas houve coisas que se passaram que me magoaram, não só de Luís Filipe Vieira. O que me faz estar aqui é o Benfica

Rui Costa não explicou ainda se foi aconselhado juridicamente a manter o silêncio sobre o antecessor, em 2021: « Estávamos a meio do empréstimo obrigacionista que ia cair, o que importava era mostrar ao mundo que o Benfica tinha outro candidato, não era o momento, por questões jurídicas, para enaltecer ou desprezar Luís Filipe Vieira.»

João Noronha Lopes não visou a relação entre Luís Filipe Vieira e Rui Costa, mas criticou a ausência do antigo presidente do Benfica na ceçebração de um marco importante na história recente do clube: «Como sabem não trabalhei com ele, mas os benfiquistas têm de lhe reconhecer os méritos. Não percebo porque não foi convidado para o vigésimo aniversário do Estádio da Luz.»

«Rui Costa pegou no Benfica numa altura complicada, mas faz-me alguma confusão que esteja a distanciar-se do que aconteceu anteriormente», criticou João Noronha Lopes, que também destacou as boas ideias do antigo presidente do Benfica para o património.

Luís Filipe Vieira voltou ao debate, minutos depois, à boleia... de Roger Schmidt. Rui Costa acusou João Noronha Lopes de incoerência por aplaudir a decisão do antecessor de manter Jorge Jesus no cargo, após perder tudo em 2013, e defender o despedimento do técnico alemão, no verão de 2024.

«Vieira para si até é herói, já percebi que a estratégia mudou», acusou Rui Costa. O presidente do Benfica contou com a resposta pronta de João Noronha Lopes: «Não, ao contrário de Rui Costa não tenho qualquer problema em falar dele.»

João Noronha Lopes, em declarações aos jornalistas após o debate, recusou a tese de que estava a piscar o olho ao eleitorado de Luís Filipe Vieira: «O reconhecimento é devido, não devemos ter tabus. Todos os sócios que decidirem votar em mim são bem-vindos. Fazer um ato de reconhecimento a um ex-presidente com o qual não concordo em muitas coisas é normal.»