Clube do Norte da Alemanha sofreu sanção pesada pelo comportamento dos seus adeptos
Clube do Norte da Alemanha sofreu sanção pesada pelo comportamento dos seus adeptos - Foto: IMAGO

Mão pesada: Hamburgo multado em mais de meio milhão de euros por uso de pirotecnia

Emblema onde jogam Fábio Vieira e Fábio Baldé sofreu sanção dura da federação germânica pelo comportamento «antidesportivo» dos seus adeptos, sobretudo no 'Nordderby' com o Werder Bremen

O Hamburgo foi sancionado com uma pesada multa de 503.400 euros pelo tribunal desportivo da Federação Alemã de Futebol (DFB), na sequência de oito casos de «comportamento antidesportivo» por parte dos seus adeptos. A decisão, anunciada surge num momento em que o clube acaba de investir no plantel no último dia do mercado de transferências.

A maior fatia da sanção, no valor de 300 mil euros, deve-se aos incidentes ocorridos no dérbi do norte contra o Werder Bremen. Na ocasião, os adeptos do Hamburgo, na bancada norte, utilizaram «pelo menos 78 tochas de Bengala, 51 flashes e cinco potes de fumo». Além disso, o recomeço da partida foi significativamente atrasado pelo uso de «quatro baterias com pelo menos 80 foguetes de fumo» pouco antes do início da segunda parte.

Outra parcela significativa da multa, 113.400 euros, resultou do jogo fora de casa contra o Colónia. Nesse encontro, os adeptos do emblema do Norte da Alemanha, onde atuam Fábio Vieira e Fábio Baldé, voltaram a protagonizar um extenso espetáculo pirotécnico, com «pelo menos 24 tochas de Bengala, onze flashes, dez potes de fumo e doze foguetes», o que provocou um atraso de quase quatro minutos no início do jogo.

A lista de infrações inclui ainda o uso de pirotecnia nos jogos contra o Union Berlim, Heidenheim, Augsburgo, Borussia Dortmund e Holstein Kiel. Adicionalmente, o arremesso de cinco grandes bolas de papel para o relvado no jogo em casa contra o Heidenheim resultou numa coima de 6.000 euros, elevando o total para além da marca do meio milhão de euros.

Recorde-se que, já na época passada, o clube teve de pagar mais de 100 mil euros pelo uso de material pirotécnico no dérbi da cidade contra o St. Pauli. A DFB permite, no entanto, que o Hamburgo utilize quase um terço do valor total da multa (cerca de 167.800 euros) em medidas de segurança ou de prevenção da violência, com a obrigação de apresentar provas à federação até 30 de setembro de 2026.