Vitória de Guimarães e FC Porto empataram 2-2 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal feminina - Foto: FC Porto
Vitória de Guimarães e FC Porto empataram 2-2 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal feminina - Foto: FC Porto

Vitória de Guimarães e FC Porto empatam na meia-final da Taça

Diz-se que, depois da tempestade, vem a bonança. Para as conquistadoras foi ao contrário. Sara Brasil esteve, por duas vezes, muito perto de fechar o jogo, mas Mazúchová estragou tudo no final

O Vitória de Guimarães e o FC Porto empataram 2-2, na manhã desta quarta-feira, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal feminina.

As primeiras oportunidades do encontro saíram dos pés das jogadoras da casa, com claro destaque para Vanessa Marques, que ficou muito perto de assinar dois golaços aos 6' (de perto do meio-campo) e aos 16' (após picar a bola por cima da guardiã portista).

Os dois lances supramencionados seriam o prenúncio do que aí viria. Acabou mesmo por ser a internacional A por Portugal a abrir a contagem, de cabeça, aos 27', na sequência de um pontapé de canto pela esquerda. A mesma protagonista voltaria a fazer estragos dez minutos depois, novamente de cabeça, após um livre batido pela esquerda. O 2-0 confirmava a superioridade vimaranense no primeiro tempo.

A portista Lara Perruca teve a primeira grande ocasião para a formação azul e branca, muito perto do descanso, tendo mandado uma bola ao poste.

Aos 58' Sara Brasil voltou a fazer abanar as redes da baliza defendida por Cora Brendle, mas… não contou, por estar em posição de fora de jogo. Depois de uma primeira hora muito bem conseguida por parte das vitorianas, foi aqui que o sol que reluzia na cidade-berço começou a desvanecer…

É verdade que Mia Foster marcou aos 78'... mas na própria baliza. Em vez de o Vitória de Guimarães alargar a vantagem, viu-a, pelo contrário, ser reduzida pelos próprios meios. Após um pontapé de canto pela direita, Maria Ferreira rematou contra a adversária, provocando um autogolo.

A turma da casa voltaria a ter oportunidade para se tranquilizar no jogo, ao conquistar uma grande penalidade já depois do minuto 80. Só que… Cora Brendle voou, para impedir o golo de Sara Brasil.

O grande balde de água fria para as conquistadoras chegou em cima do minuto 90, quando Mazúchová fez chover sobre o molhado e empatou o jogo, depois de uma jogada de contra-ataque. Curiosamente, tinha sido a jogadora eslovaca a cometer o penálti, minutos antes.

Ainda com tudo em aberto, a partida da segunda mão está marcado para 18 de março.