Frederico Varandas e Rui Costa separados por Pedro Proença, presidente da FPF (Miguel Nunes)
Frederico Varandas e Rui Costa separados por Pedro Proença, presidente da FPF (Miguel Nunes)

Rui Costa responde a Noronha e revela se voltaria a votar em Pedro Proença

Centralização dos direitos televisivos voltou a aquecer os ânimos no debate

A discussão da centralização dos direitos televisivos no debate entre João Noronha Lopes e Rui Costa motivou um dos raros pontos em comum entre os dois candidatos. Tanto o gestor como o atual presidente do Benfica criticaram a gestão do processo por parte da Liga.

Rui Costa pediu que fosse «metido em cima da mesa o trabalho realizado para se chegar aos 300 milhões de euros que foram prometidos», à data pela direção presidida por Pedro Proença. «Caso isso não aconteça, o Benfica não defende que a centralização avance e apela ao Governo para que perceba o quão prejudicial pode ser para o futebol português. O Benfica voltará à mesa das negociações quando perceber que estes passos estão a ser dados», frisou o atual presidente das águias.

Rui Costa quer «garantias» e prevê que «toda a gente saia a perder». Já João Noronha Lopes adotou uma posição mais crítica do atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, mas não poupou o adversário na segunda volta das eleições dos encarnados: «Pedro Proença foi uma pessoa que embalou os clubes com uma promessa de 300 milhões de euros, disse que o Benfica achava que valia mais do que todos os outros e nessa altura a direção de Rui Costa deixou andar.»

«Não consigo entender qual é o projeto de Pedro Proença. Na ECA [Associação de clubes europeus] defendeu um projeto que não defendia os interesses dos clubes portugueses. Enquanto presidente não ia apoia-lo», frisou Noronha Lopes, que destacou o peso de não conhecer pessoalmente o antigo árbitro.

João Noronha Lopes abdicou posteriormente do tempo a que tinha direito, para perguntar a Rui Costa se voltaria a votar em Pedro Proença para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol. O presidente do Benfica reiterou uma posição já apresentada anteriormente: «Não apoio a pessoa Pedro Proença, mas sim a equipa e o projeto para a Federação. Pedro Proença está a par destes dossiês todos. O compromisso e o projeto que tem é de resolver estes problemas.»

Rui Costa destaca que «há muitas coisas a resolver, não só a centralização». Questionado sobre o apoio de Nuno Gomes à recandidatura de Pedro Proença à liderança da Liga em 2024, João Noronha Lopes desvalorizou a situação: «O Nuno Gomes expressou a sua opinião quando não tinha qualquer responsabilidade. Neste momento está totalmente alinhado com as minhas considerações sobre Pedro Proença.»