Sebastian Vettel, ex-tetracampeão pela Red Bull na Fórmula 1
Sebastian Vettel, ex-tetracampeão pela Red Bull na Fórmula 1 - Foto: IMAGO

Vettel: «Os pilotos querem conduzir depressa, não carregar em botões»

Tetracampeão pela Red Bull deu a sua opinião sobre a nova temporada em 2026, em que vai mudar o paradigma da Fórmula 1

Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de Fórmula 1, juntou a sua voz ao debate sobre os novos regulamentos previstos para 2026, manifestando preocupação com a crescente complexidade da pilotagem. Em declarações à ServusTV, o antigo piloto alemão, que já não compete na grelha, alinhou com as críticas de pilotos experientes como Alonso, Hamilton e Verstappen.

A nova geração de monolugares dará um peso muito maior à regeneração de energia, exigindo uma abordagem mais estratégica em detrimento da procura pura pela velocidade, Vettel defende que a essência da pilotagem está a ser posta em causa. «Basicamente, um piloto quer conduzir depressa, não carregar em botões e estar em diferentes modos. As reuniões que os pilotos têm podem fazer a diferença», afirmou, sugerindo que é preciso esperar para ver o resultado final, mas mostrando-se cético.

O alemão questiona a direção que a modalidade está a tomar. «Não creio que tudo seja perfeito. Temos de esperar um pouco, neste momento estão a acontecer muitas coisas. A questão geral é: qual é o ADN fundamental? Os pilotos têm razão: esta é a elite do automobilismo e tenho de a dominar. Depois há fatores adicionais que também exigem que se use a cabeça. A questão é: em que ponto se torna demasiado?», refletiu.

Apesar de estar afastado da F1, a paixão pelas corridas mantém-se viva. Questionado sobre o seu futuro, Vettel não descartou a possibilidade de participar em provas de resistência, nomeadamente nas 24 Horas de Le Mans, e revelou uma conversa curiosa com Verstappen. «Também estou em contacto regular com o Max e há uns anos falámos sobre corrermos juntos em Le Mans se surgisse a oportunidade», concluiu o antigo piloto da Red Bull.