Pat Symonds (Cadillac)
Pat Symonds (Cadillac) - Foto: IMAGO

Cadillac revela que usou pneus «falsos» no início dos testes

Equipa fala de obstáculos na preparação

Pat Symonds, consultor da equipa Cadillac, que fará a sua estreia na Fórmula 1 em 2026, revelou que a equipa norte-americana não teve acesso aos pneus Pirelli no início dos testes em túnel de vento, há um ano.

Segundo Symonds, a Cadillac enfrentou alguns obstáculos, entre eles o facto de a equipa não ter inicialmente um contrato com a Pirelli e, consequentemente, não ter recebido um modelo dos pneus da empresa italiana, tendo de usar pneus «falsos».

«Houve algumas coisas que jogaram contra nós. Por exemplo, poderíamos ter começado a trabalhar no carro para a temporada de 2026 antes de janeiro de 2025, mas as regras ainda não estavam totalmente definidas. O mais importante foi o facto de não termos pneus Pirelli para usar no túnel de vento, tivemos de criar os nossos próprios», começou por dizer.

«As outras equipas tinham um contrato com a Pirelli e receberam os pneus a 1 de janeiro. Nós só recebemos os nossos no final do mês e, quando os colocámos, descobrimos que tinham uma forma diferente do que tínhamos assumido. Isso deu-nos trabalho, porque tivemos de otimizar novamente algumas coisas no carro. Portanto, algumas pessoas podem pensar que começámos o nosso trabalho antes dos outros, mas na verdade foi o contrário», explicou.