Vasco Seabra: «Queremos regressar ao nosso padrão habitual»
Sem vencerem em casa desde a primeira jornada, quando bateram o Aves SAD por 3-1, os lobos de Vasco Seabra vão apostar tudo na retoma das vitórias caseiras frente ao Famalicão, até porque o triunfo colocará os arouquenses nuns apetecíveis 11 pontos, estreitando para um a diferença para o atual sexto classificado. A goleada (0-4) na ronda anterior, diante do FC Porto, já é passado e Vasco Seabra centra o foco no desempenho frente à equipa minhota.
«Mais até do que o Famalicão, temos de olhar muito para nós e para aquilo que podemos fazer. Este é o segundo jogo consecutivo em casa, queremos voltar a vencer, queremos ter os adeptos connosco e dar-lhes a alegria da vitória. Queremos regressar ao nosso padrão habitual, sermos o Arouca, estarmos confiantes nas nossas capacidades e no nosso jogo. Queremos pôr em campo essa paixão por jogar, sermos competitivos, encarar o jogo com a firme vontade de ganhar», projetou Vasco Seabra sobre o encontro da 8ª jornada, domingo, às 15h30.
Não obstante, Vasco Seabra admite que ultrapassar os espinhos que serão colocados pela equipa conduzida por Hugo Oliveira não será fácil.
«Vamos defrontar um adversário difícil, muito agressivo e competente nos diferentes momentos do jogo, além de apresentar uma grande dimensão física. O Famalicão tem jogado bem, é intenso no jogo, tem criado muitas dificuldades aos adversários e vai obrigar-nos a estar num nível muito alto», constatou, realçando ainda os dons da sua equipa para desmontar a estratégia da formação menos batida do campeonato, que conta apenas três golos sofridos.
«O Famalicão é uma equipa que pressiona muito bem, alterna pressão muito alta com pressão de bloco intermédio a passar a alto, sabe ocupar espaços defensivamente e é muito agressiva nos duelos individuais. Mas a nossa equipa também deu um salto nestas últimas três semanas. Os nossos jogadores têm técnica, têm capacidade individual e coletiva e a equipa recuperou a estabilidade. Está a treinar muito bem e tem os princípios de jogo bem assimilados. É essa qualidade e essa alma que temos que meter no jogo. Acredito que vamos ser capazes de ferir o Famalicão», frisou.
Apesar de, nesta altura, ser a sexta equipa mais finalizadora da Liga, nenhum dos nove golos do Arouca foi autoria dos pontas de lança Nandín, Barbero ou Jansonas. Um registo ainda em branco do trio de avançados que Vasco Seabra relativizou.
«Sinceramente não me suscita preocupação. Gostava que eles já tivessem golos marcados, porque acho que já o mereciam. Nós, que trabalhamos todos os dias com eles, temos o sentimento de que temos três pontas de lança com capacidade e qualidade e que nos dão segurança para aquilo que vai ser o campeonato. É uma questão de momento e acreditamos que essa fase vai ser ultrapassada porque os três têm capacidade para serem goleadores», explicou.
No lado oposto, os lobos consentiram já 18 golos, indicador que coloca os lobos no pior registo no campeonato. «É verdade que temos uma discrepância de golos marcados e golos sofridos [9-18], estamos a sofrer mais golos do que aquilo que é habitual enquanto equipa técnica e enquanto equipa. Lidamos com isso com naturalidade, a equipa trabalha como um todo, temos que forçar a sofremos menos golos, por outro lado somos a sexta equipa com mais golos marcados», justificou o treinador do Arouca.
Tocado num joelho e em dúvida para o encontro está o médio sul-coreano Lee Hyunju; fora da convocatória está o médio espanhol Mateo Flores, lesionado de longa duração.