Miguel Maga recebeu camisola e quadro comemorativos das mãos do presidente do V. Guimarães. Foto: VITÓRIA SC.

V. Guimarães: Miguel Maga centenário e de pedra e cal

Lateral-direito recebeu distinção pelos 100 jogos com a camisola principal dos conquistadores, na última ronda da Liga; neste arranque de temporada foi sempre titular, mesmo em papéis distintos na defesa; chegada de concorrência em nada beliscou o bom momento

Miguel Maga, com apenas 22 anos, já tem mais de 100 jogos pelo Vitória de Guimarães, sendo que foi distinguido pelo clube, na última ronda da Liga, no Estádio D. Afonso Henriques. A centena de partidas com a camisola principal dos conquistadores está ultrapassada, mas ainda há muito caminho pela frente e, até ao momento, a titularidade do lateral não tem sido sequer beliscada.

Nos seis jogos realizados, o defesa integrou a equipa inicial em todos e em sistemas táticos distintos, demonstrando capacidade de adaptação a novas funções, algo que já vinha sendo percetível nos anos anteriores, pois era bastantes vezes utilizado na ala esquerda, sendo ele um lateral-direito de origem.

No entanto, no início da presente temporada o papel foi bem diferente. Luís Pinto, treinador do V. Guimarães, começou por apresentar um sistema de três defesas, colocando o jovem português como central pela direita. Ao alterar a forma de encarar as partidas, voltando a uma linha defensiva composta por quatro jogadores, Miguel Maga regressou à sua posição natural e, pelo menos para já, de lá ninguém o tira. Nesta meia-dúzia de jogos somou um total de 489 minutos, sendo somente substituído em duas ocasiões (FC Porto e Moreirense, ambos fora de casa), o que faz com que seja o terceiro elemento do plantel com maior utilização, apenas superado pelo lateral do lado oposto, ou seja, João Mendes, e pelo avançado Gustavo Silva.

A sua titularidade não tem sido colocada em causa, apesar de o clube ter assegurado a contratação de Tony Strata, atleta romeno de 21 anos, que chegou a custo zero, mas apesar de ter chegado há um mês, ainda não foi sequer convocado para qualquer jogo.