Mercado oficial: Nuno Santos deixa Guimarães e ruma ao futebol africano
Agora é oficial. Nuno Santos deixou o Vitória de Guimarães para rumar ao futebol africano, mais concretamente ao Mamelodi Sundowns, da África do Sul, e vai ser treinado por um português, Miguel Cardoso.
A oficialização foi feita esta segunda-feira pelo clube minhoto e a transferência é imediata e a título definitivo. Tal como A BOLA avançou no domingo, esta venda do jogador de 26 anos vai render cerca de um milhão de euros aos cofres da SAD minhota.
Esta vai ser a segunda experiência no estrangeiro para Nuno Santos, que já representou o Charlotte, equipa da MLS, entre 2022 e 2023. Esta seria a terceira temporada do atleta em Guimarães e, ao todo, somou 8 golos e 14 assistências em 90 jogos.
Comunicado na íntegra
«A carreira profissional de Nuno Santos vai prosseguir na principal liga da África do Sul, ao serviço do Mamelodi Sundowns Football Club. O clube encetou negociações com a Vitória Sport Clube, Futebol SAD e assegurou a transferência imediata e definitiva do médio-ofensivo de 26 anos, que se prepara agora para uma segunda experiência no estrangeiro, depois de ter representado o Charlotte FC, dos Estados Unidos da América, entre 2022 e 2023.
O Mamelodi Sundowns passará a ser o sétimo clube de Nuno Santos como futebolista sénior, após as passagens por Benfica (sub-23 e equipa B), Moreirense, Boavista, Paços de Ferreira, Charlotte FC e Vitória SC. Pelos Conquistadores, entre 2023 e 2025, o antigo internacional jovem português disputou um total de 89 jogos oficiais, acumulando oito golos e 14 assistências, tendo ficado associado ao recorde de pontos somados pelo clube (63) na Liga Portugal, em 2023/24, e ao máximo nacional de nove triunfos seguidos numa taça europeia de futebol (UEFA Conference League).
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD agradece a Nuno Santos o esforço e o compromisso que sempre demonstrou, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro em termos profissionais e pessoais.»