Rodrigo Abascal pode ser o único reforço, no primeiro onze de Luís Pinto, na Liga. (FOTO: Vitória SC)

V. Guimarães: apenas com um reforço para o início da Liga

Apesar da alteração profunda no sistema tático, Luís Pinto não deve promover muitas mudanças no onze; técnico deve utilizar um defesa central recém-chegado, recorrendo a homens da época transata nas restantes dez posições

O Vitória de Guimarães inicia a temporada 2025/26 com a visita ao Estádio do Dragão, esta segunda-feira, às 20.45 horas, e apesar de haver novo treinador e de terem chegado dez reforços, no presente defeso, o mais provável é que Luís Pinto mantenha a base de jogadores mais utilizada na época transata, com a tal alteração de sistema tático.

Os conquistadores passam a jogar em 3x4x3 ou 3x5x2, conforme a preferência do treinador que venceu a Liga 2 com o Tondela, tal como em função das características do adversário. No entanto, como a primeira opção foi a mais utilizada e testada nos jogos particulares, é expectável que a equipa se apresente com esse desenho, perante o FC Porto.

Porém, em termos de jogadores apenas se antecipa a estreia de um reforço, da dezena contratada, e no lugar mais à esquerda do trio defensivo, já que foi aí que o clube ficou sem atletas e acabou por contratar quatro centrais, dois deles que atuam preferencialmente com o pé esquerdo.

Assim sendo, entre Rodrigo Abascal (chegou livre após rescindir com o Boavista) e Paulo Vítor (emprestado pelos russos do Akron Togliatti) será a única novidade no onze a ser apresentado na primeira ronda da Liga, na qual o treinador Luís Pinto também se estreia. Pela experiência e conhecimento do nosso campeonato, o defesa uruguaio, de 31 anos, pode estar à frente do jogador brasileiro, de 24 anos, na luta pelo lugar no onze.

Tendo por base o 3x4x3, a primeira novidade (mas, não é reforço) tem de ocorrer, obrigatoriamente, na baliza, sendo que Charles deve assumir a titularidade, após a saída do capitão Bruno Varela. O setor mais recuado deve ser composto por Miguel Maga, numa nova função, Toni Borevkovic, que pode estar de saída e ainda a tal estreia de Rodrigo Abascal.

Pela ala-direita, Vando Félix parece ter ganho a corrida a Fabio Blanco, pelo menos para já, sendo que os dois elementos do meio-campo são velhos conhecidos e de elevada confiança, com Tomás Handel e Tiago Silva, sendo que João Mendes deve ocupar o corredor esquerdo.

Na frente, Gustavo Silva, Nélson Oliveira e Nuno Santos podem ser os escolhidos para procurar ferir o dragão.

Sugestão de vídeo: