V. Guimarães: Borevkovic pode despedir-se no Dragão
Os turcos do Samsunspor voltam à carga em Guimarães, depois de terem estado interessados em Bruno Varela, mas desta vez procuram chegar a acordo por Toni Borevkovic. Mais um jogador que está a entrar no último de contrato (termina em junho de 2026) e com o qual os responsáveis do clube vimaranense pretendem assegurar algum encaixe financeiro, cerca de 1,5 milhões de euros, tal como A BOLA foi avançando ao longo do presente defeso.
A aproximação do emblema da Turquia pode significar que o último jogo do central croata, de 28 anos, com a camisola dos conquistadores será esta segunda-feira (20.45 horas), em pleno Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, na ronda inaugural da Liga 2025/26. Isto porque as conversações vão decorrendo e podem atingir algum género de conclusão no decorrer da próxima semana.
No entanto, a putativa saída de Borevkovic pode implicar nova investida ao mercado por mais um jogador para o eixo defensivo, mesmo que já tenham chegado quatro (Miguel Nóbrega, Paulo Vítor, Rodrigo Abascal e Thiago Balieiro), até ao momento. Porém, o atleta croata assumiu-se como o patrão do setor mais recuado na temporada transata, algo que dava imensa confiança ao novo técnico Luís Pinto, pois habitualmente joga com uma linha de três centrais e tinha no croata o seu patrão.
O defesa vem da melhor época da sua carreira, em termos de números e consistência exibicional, assumindo o tal papel principal no plantel vimaranense. No total participou em 43 encontros, 42 dos quais como titular e ainda apontou um golo. Assim sendo igualou o seu melhor registo goleador, mas ultrapassou o recorde de utilizações que tinha alcançado ao serviço do Rio Ave, em 2020/21, com 39 partidas.
Não renovando contrato, a oportunidade de negócio no presente período de transferências é algo que a SAD vimaranense está a ter em conta. No entanto, pelo lado desportivo e mesmo que tenha chegado de Abascal (31 anos), que é experiente, que ainda haja Óscar Rivas a recuperar de lesão e ao que ainda se soma o facto de Luís Pinto estar a aproveitar Miguel Maga na linha de três mais recuada, o mais provável é que o clube volte ao mercado por mais um defesa central.