Guy Roux, histórico treinador do Auxerre
Guy Roux, histórico treinador do Auxerre - Foto: IMAGO

«Uma mulher é feita para trazer filhos ao mundo»: polémica com histórico treinador

Declarações de Guy Roux sobre o futebol feminino motivaram críticas

O lendário Guy Roux, antigo treinador do Auxerre, voltou a proferir declarações controversas sobre o futebol feminino, que foram imediatamente criticadas por jornalistas franceses, especialmente porque não é a primeira vez que o faz.

«Uma mulher é feita para trazer filhos ao mundo» foi a frase do técnico de 87 anos que gerou polémica. «Guy Roux reincidiu. Conhecido pelas suas saídas mediáticas questionáveis sobre o futebol feminino, o treinador voltou a derrapar numa entrevista», lia-se no Le Parisien.

Apesar da declaração infeliz, Guy Roux afirmou ter «muito respeito por estas jovens que praticam o seu desporto favorito», antes de fazer a sua própria análise sobre as diferenças entre atletas masculinos e femininos.

«Se me perguntarem se os jogos femininos são espetaculares, remeto-vos para os jogos da primeira divisão que se disputam perante 800 espectadores», insistiu. «Encontrei, a certa altura, uma campeã europeia dos 100 metros no atletismo. Ela reconheceu que, apesar de todos os treinos possíveis, Bolt levaria sempre uma vantagem de 12 ou 14 metros nesta distância. Homens e mulheres não são construídos da mesma forma, não têm os mesmos tecidos», sublinhou.

«Uma mulher é feita para trazer filhos ao mundo, tendo uma bacia mais larga», continuou o técnico. «E o futebol não é adequado para bacias largas. A nossa equipa de sub-14 venceu recentemente a nossa equipa sénior. Como as raparigas agora jogam na segunda divisão, provavelmente a equipa de sub-15 vencê-las-ia hoje. As melhores jogadoras de futebol têm uma constituição semelhante à dos rapazes», acrescentou.

Guy Roux já tinha feito declarações consideradas sexistas em maio de 2025, no jogo de despedida de Djibril Cissé. «É muito mais lento. Veem-se as mudanças de direção, não ocupa os espaços dos outros. Querem uma comparação ousada? Parece um jogo de futebol feminino.»

890
jogos treinou Guy Roux no Auxerre na Ligue 1 (teve mais 4 partidas com o Lens, em 2007)
91
partidas esteve Roux no banco em competições europeias; a maior conquista: a meia-final da Taça UEFA com o Dortmund (0-2, 2-0, 5-6 nos penáltis)
24
temporadas na Ligue 1 (uma vez campeão, em 1996, 4 vezes terceiro lugar: 1984, 1991, 1994, 2002)
4
Taças de França conquistou com o Auxerre (1994, 1996, 2003, 2005)