Conceição não perde Kanté: negócio com o Fenerbahçe colapsa por erro do Al Ittihad
As transferências de N'Golo Kanté para o Fenerbahçe e de Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad colapsaram perto do fecho do mercado devido a um erro na submissão da documentação por parte do clube saudita, adianta a Imprensa turca.
O emblema turco já emitiu um comunicado oficial a explicar o sucedido, confirmando o fracasso de uma operação que parecia concluída. O gigante de Istambul estava a envidar todos os esforços para contratar o médio francês e o negócio com o conjunto de Sérgio Conceição estava selado, envolvendo a troca pelo avançado marroquino, mais um encaixe de quatro milhões de euros para os turcos.
KAMUOYUNA BİLGİLENDİRME
— Fenerbahçe SK (@Fenerbahce) February 3, 2026
Al Ittihad Kulübü ile N’Golo Kanté ve Youssef En-Nesyri’yi kapsayan transfer süreci, kulübümüz tarafından planlandığı şekilde ve tüm yönleriyle titizlikle yürütülmüştür.
Teknik heyetimizin talebi doğrultusunda ilerleyen bu süreçte oyuncularla anlaşma… pic.twitter.com/rRZ1ORgXCZ
O processo parecia estar a decorrer sem percalços, reporta o Fanatik, mas acabou em frustração. Ertan Torunogullari, dirigente do Fenerbahçe, tinha viajado para a Arábia Saudita para finalizar o acordo, e Kanté, que nem sequer foi convocado para o último jogo, já tinha realizado os exames médicos. Por sua vez, En-Nesyri, que foi titular no jogo fora de casa contra o Kocaelispor, despediu-se dos seus colegas de equipa após a partida, indicando que a sua saída era iminente.
Após a vitória sobre o Kocaelispor, o dirigente Ali Gurbuz mostrava-se otimista: «Já fizemos três contratações. O tempo é curto. Planeamos colmatar as restantes lacunas dentro de um ou dois dias. De momento, não há problemas com a transferência de Kanté. Anunciaremos tudo em breve. Afinal, temos de submeter a lista».
Contudo, a reviravolta aconteceu devido a uma falha burocrática. Ambas as transferências foram anuladas porque os clubes não conseguiram carregar a documentação necessária no sistema a tempo.
Num comunicado oficial, o Fenerbahçe esclareceu a sua posição, garantindo ter cumprido todas as suas obrigações dentro dos prazos estipulados: «O processo de transferência envolvendo o Al Ittihad Club, N’Golo Kanté e Youssef En-Nesyri foi conduzido meticulosamente pelo nosso clube, conforme planeado. Neste processo, que avançou a pedido da nossa equipa técnica, chegou-se a acordo com os jogadores; os exames médicos do jogador a ser transferido foram concluídos, as aprovações necessárias foram obtidas e o nosso clube cumpriu todas as suas obrigações na íntegra e dentro do prazo. Os documentos de registo da transferência foram carregados no sistema de forma correta e completa dentro do período especificado.»
«No entanto, devido à inserção incorreta das informações relevantes no TMS pelo clube adversário, as transações não puderam ser concluídas dentro do período de registo de transferências, por motivos alheios ao nosso clube. Foi solicitado um prolongamento do prazo, foram realizadas as negociações necessárias com a FIFA e foram tomadas todas as medidas para resolver o processo. Apesar disso, no processo que se seguiu, as transações não foram concluídas pelo clube adversário, sem que nos fosse apresentada qualquer justificação», prossegue o Fener.
«Como resultado destes desenvolvimentos, o referido processo de transferência infelizmente não pôde ser finalizado. Compreendemos e partilhamos a desilusão que este processo causou na nossa comunidade. O nosso clube continua a estruturação do plantel com a mesma determinação e disciplina, em linha com os seus objetivos desportivos», explica ainda o clube.