Antoine Semenyo é a mais recente contratação de Hugo Viana para o Manchester City
Antoine Semenyo é a mais recente contratação de Hugo Viana para o Manchester City

As maiores transferências deste mercado de inverno frio (fotos)

Investimento diminuiu, Premier League continua a dominar

O mercado de inverno fechou nos principais mercados sem o habitual frenesim: basta ver que a Premier League, que normalmente tem os movimentos mais caros, teve apenas sete negócios no último dia, esta segunda-feira.

Especulou-se que o Arsenal poderia fazer uma surpresa de última hora depois de confirmada a lesão de Mikel Merino, mas o interesse em Sandro Tonali, do Newcastle, acabou por não ter confirmação. De resto, o líder da Premier League não fez qualquer contratação, tal como Manchester United, Chelsea e Liverpool – embora o campeão tenha acertado o defesa Jeremy Jacquet, do Rennes, para o mercado de verão.

Em Inglaterra, o fecho oficial da janela era às 19 horas, mas muitas confirmações surgiram apenas dopois. O Crystal Palace não vendeu Jean-Philippe Mateta ao Milan, mas mesmo assim avançou com a contratação do avançado Jorgen Strand Larsen ao Wolverhampton, por cerca de 50 milhões de euros, dados do site Transfermarkt.

De acordo com a BBC, o investimento total da Premier League nesta janela de inverno ultrapassou os 390 milhões de libras (aproximadamente 452 milhões de euros).

A Serie A foi a segunda liga que mais gastou, com aproximadamente 243 milhões de euros investidos. O Sassuolo foi um dos clubes italianos mais ativos, desembolsando 25 milhões pela dupla Ismael Koné e Darryl Bakola, ambos contratados ao Marselha.

Já em Espanha, o mercado foi bastante discreto. A contratação de Ademola Lookman pelo Atlético de Madrid, por 35 milhões de euros), representou quase metade do valor total gasto por todos os outros clubes da LaLiga em conjunto, que se ficou pelos 40 milhões.

Uma curiosidade: o inglês Tammy Abraham figura duas vezes na lista que apresentamos em fotogaleria com dados dos Transfermarkt, uma vez que em janeiro foi protagonista em dois negócios - no dia 26 de janeiro o Besiktas anunciou que tinha comprado o seu passe por 15 milhões à Roma, mas no dia seguinte entrou em negociação com o Aston Villa e vendeu-o por 21 milhões.

Confira as transferências mais caras deste mercado de inverno:

Galeria de imagens 25 Fotos