Tondela: matador procura-se e há candidatos na forja
O Tondela está, neste momento, no último lugar da tabela classificativa, com apenas 1 ponto somado (à imagem do que acontece com o Aves SAD), mas além desse registo tem também um outro que não é desejado por ninguém: o pior ataque da Liga – dois golos marcados, tantos quantos o Santa Clara.
Os números não são, claro está, nada animadores, pelo que é necessária uma reação imediata para que os beirões possam começar a ter motivos para sorrir. E para vencer jogos é obrigatório… marcar golos.
Esse tem sido, de facto, um dos calcanhares de Aquiles dos auriverdes, e, como tal, é de todo natural que Ivo Vieira reforce o trabalho específico no último terço, para que os elementos mais adiantados comecem a carburar.
E olhando aos homens-golo, há, por agora, duas soluções imediatas: Yefrei Rodríguez e Jordan Pefok. O jovem colombiano foi o eleito para atuar de início na passada sexta-feira, diante do Alverca (0-1), e, pese embora até tenha estado em bom plano, a verdade é que não conseguiu fazer o gosto ao pé. Yefrei Rodríguez, recorde-se, foi o eleito de Ivo Vieira para ocupar a vaga deixada em aberto após a saída de Miro, uma vez que o internacional angolano, entretanto transferido para os russos do Dínamo Makhachkala, foi o dono da posição 9 nas primeiras quatro jornadas do campeonato.
Na reta final deste defeso, porém, chegou a Tondela mais um ponta de lança, no caso, Jordan Pefok. O experiente ponta de lança americano, de 29 anos, já somou os primeiros minutos no embate com os ribatejanos, tendo saltado do banco no decorrer da etapa complementar, mas também não conseguiu desatar o nó no ataque tondelense.
Levanta-se, pois, a dúvida sobre a opção de Ivo Vieira para a receção ao Estrela da Amadora, embate relativo à 6.ª jornada da Liga e que vai realizar-se no domingo (15h30), no Estádio João Cardoso. Yefrei Rodríguez aspira a manter-se no onze, Jordan Pefok está já devidamente identificado com os processos coletivos e também olha à titularidade. Nem sempre são os pontas de lança a marcar golos, é um facto, mas pela posição específica que ocupam no terreno são aqueles que maiores probabilidades terão de o fazer. E o Tondela precisa rapidamente de matador(es).