Médio ofensivo vai voltar a jogar na Luz, agora ao serviço do Fenerbahçe. Esteve ligado ao Benfica entre 2014 e 2018, os últimos dois anos em empréstimos a Besiktas e Guangzhou

Talisca antevê duelo decisivo com Benfica: «Amanhã será um dia bom»

Avançado brasileiro destacou a emoção de voltar ao palco onde se afirmou no futebol europeu

Anderson Talisca foi o porta-voz do Fenerbahçe na da conferência de imprensa de José Mourinho em antevisão ao decisivo encontro com o Benfica, marcado para esta terça-feira, às 20h00, no Estádio da Luz, a contar para o play-off da Liga dos Campeões.

«É um estádio que traz uma lembrança muito positiva para a minha carreira. Todos têm de estar preparados para o seu máximo amanhã. Amanhã, se Deus quiser, será um dia bom para todos nós», afirmou o médio ofensivo, que representou o Benfica entre 2014 e 2016, período em que marcou 20 golos e conquistou sete títulos.

Questionado sobre se se arrepende de ter deixado o clube encarnado, Talisca foi categórico: «Não, não. Tudo o que tem de acontecer acontece. É como Deus quer. Sou uma pessoa muito respeitadora. O que ficou para trás, ficou. A minha história com o Benfica é muito positiva: são 7 títulos em 3 anos. Ela fala por si.»

Sobre a possibilidade de hoje ter lugar no Benfica, o brasileiro preferiu não comentar diretamente: «Isso só o mister pode responder. É uma equipa de muita qualidade, muitos jogadores, jovens, com bastante talento. Não sou muito de falar sobre esse tipo de perguntas. O jogador tem de ter mérito e conquistar o seu espaço.»

Talisca recordou também o golo mais especial da sua carreira com as águias: «O mais especial para mim foi o contra o Mónaco, que foi a primeira Champions League com o Benfica. Foi um golo marcante para mim enquanto atleta.»

Relativamente à primeira mão, em Istambul, que terminou 0-0, Talisca destacou a competitividade do jogo e alertou para os detalhes que podem decidir o duelo: «Foi um jogo bonito e competitivo. Amanhã vai ser um jogo similar. Para mim lá, foi um jogador muito difícil, porque estou a voltar de lesão. Perdi praticamente a pré-época toda. Estou a voltar. A equipa fez um grande jogo lá. Amanhã também vai ser um jogo de detalhes.»

O brasileiro reconheceu o respeito pelo clube que o lançou na Europa, mas reforçou a ambição pelo Fenerbahçe: «Acho que sim. Tudo tem um contexto, o que já passou já passou. Tenho um respeito muito grande pelo Benfica e por esta camisola. Hoje represento o Fenerbahçe, que também é um grande clube. Vem crescendo, tem os seus objetivos. Que amanhã seja um dia feliz para o Fenerbahçe

O brasileiro chegou ao clube turco em janeiro de 2025 e regressa agora à Luz, num jogo em que Benfica e Fenerbahçe vão lutar por um lugar na fase de liga da Liga dos Campeões, depois do empate a zero na Turquia.