Akturkoglu, cumprimentado por Mourinho, no momento da substituição (IMAGO)

«Akturkoglu? Não penso nisso»

José Mourinho muito claro sobre a possibilidade de o Fenerbahçe ainda contratar o extremo do Benfica

José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, em declarações à Sport TV antes do jogo com o Benfica, no Estádio da Luz, para a segunda mão do play-off de acesso à UEFA Champions League.

«Sinto-me tranquilo. Não sei se é dos jogos mais importantes da história do Fenerbahçe ou não. Obviamente a Champions dá prestígio a um clube como o Fenerbahçe, e obviamente o encaixe financeiro, mas se nos qualificarmos as nossas ambições são curtas. As nossas ambições são muito maiores na Europa League, mas obviamente que temos um jogo para jogar e vamos jogá-lo.»

[sobre a equipa} «Não vou dizer o que vamos fazer, mas não temos o mesmo plantel que o Benfica. Não temos plantel para o treinador andar a fazer flores e a criar surpresas. Somos aquilo que somos, não me parece que tenhamos muitas opções para surpresa. Fizemos um jogo equilibrado em casa, onde o Bruno fez as suas opções em função do que queria para aquele jogo. É, seguramente, um treinador feliz pelas múltiplas opções que tem, pelo poderio que tem em mão.»

[sobre o ambiente] «São jogos em que a emoção também joga. A emoção deste estádio por trás da sua equipa. Cria um nível de emotividade que vamos ter por antagonismo. Se estamos assustados ou vamos dormir mal a pensar no apoio que o Benfica vai ter, é óbvio que não. Estamos habituados a isso na Turquia. A maturidade é importante, mas a emoção também.»

[consegue abstrair-se do regresso à Luz, onde tudo começou?] «Consigo, totalmente. É verdade que foi aqui que tudo começou. Já voltei aqui em jogos oficiais, também nas competições europeias, pelo Manchester. Já joguei também no Dragão, casa especial para mim, e consegui passar sempre ao lado dessa situação sui generis.»

[nunca aqui perdeu...] «Nunca perdi porque as minhas equipas eram melhores. O FC Porto, o Manchester United... com a União de Leiria não joguei aqui, joguei em casa. Neste caso a equipa do Benfica tem um poderio diferente.»

[sobre Aktrurkoglu] «Não penso nisso. Se a Champions fosse uma coisa fundamental para o meu clube, tinha sido feito algo neste espaço de tempo entre o Feyenoord e o Benfica. Os meus jogadores são exatamente os mesmos. Não me parece que tenha existido um esforço extraordinário para termos mais possibilidades com o Benfica. Quando isto acabar, haverá tempo para uma lista UEFA definitiva. Seja qual for a prova. Não sei se acontecerá alguma coisa.»

[já comprou os pastéis de nata?] «Já tenho a barriga cheia. Fomos lá lanchar (risos).»