Adeptos do Fafe sonham com ida inédita ao Jamor - Foto: Fafe
Adeptos do Fafe sonham com ida inédita ao Jamor - Foto: Fafe

Taça de Portugal: de sonho em sonho, rumo ao Jamor

Depois de dois percursos (à sua maneira) épicos, os 'sonhadores' Fafe e Torreense têm amanhã (20h15), no Minho, a primeira batalha rumo à final da prova rainha. Daqui, sairá o primeiro finalista de escalões secundários, desde 2010

O Fafe tornou-se no primeiro clube da história do terceiro escalão (ou inferior) a eliminar da Taça de Portugal três equipas da primeira divisão numa só época: Moreirense (terceira eliminatória), Arouca (quarta eliminatória) e SC Braga (quartos de final) foram derrubados neste caminho homérico. Além destes gigantes, justiceiros tombaram também o Oriental (segunda eliminatória), do Campeonato de Portugal, e o Lusitano de Évora (oitavos de final), da Liga 3.

Na antevisão ao jogo, o treinador dos minhotos, Mário Ferreira, apelou a que os seus jogadores desfrutem do momento histórico, mas com «responsabilidade», porque representam «um povo, uma cidade e um clube histórico, que já esteve na primeira divisão».

O «histórico» Fafe já chegou duas vezes a esta fase da competição. Em 1976/77, foi eliminado pelo FC Porto (0-3). Em 1978/79, perdeu com Sporting (0-1). Na altura, as meias da Taça de Portugal ainda eram a uma mão. Agora, a história é diferente e até dá outra tranquilidade: «É uma eliminatória diferente das outras que jogámos e é importante estarmos preparados para isso, porque, no final do jogo, nada estará decidido. Ainda vai haver 90 minutos para se jogar em Torres Vedras.»

Quem também não vê de tão perto o Jamor desde o século passado e está agora a sonhar é o Torreense. Foi finalista vencido - pelo FC Porto (0-2) - em 1956 e, desde então, não mais passou dos quartos. Para chegar aqui, a turma de Luís Tralhão, que não fez antevisão, eliminou, por esta ordem, o Correlhã (distritais de Viana do Castelo), a UD Oliveirense, Lusitânia de Lourosa, Casa Pia (a única, neste percurso, da I Liga) e a UD Leiria.

Uma coisa é certa: desta meia-final, sairá o primeiro finalista de escalões secundários, desde 2010, quando o Chaves (Liga 2) perdeu 1-2 com FC Porto.