Taça Davis: portugueses perdem e dão vantagem à China
A dupla portuguesa composta por Nuno Borges e Francisco Cabral foi derrotada por Zhan Zhizhen e Zhou Yi, este sábado, no encontro de pares do play-off do Grupo I da Taça Davis, deixando a China em vantagem na eliminatória (2-1).
No piso rápido do Nansha International Tennis Center, em Guangzhou, o par chinês superiorizou-se em três sets, com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-4, ao fim de uma hora e 58 minutos.
A derrota coloca a equipa das quinas sob pressão para os restantes encontros de singulares.
Recorde-se que a eliminatória começou na sexta-feira: Henrique Rocha, número três nacional (157.º do mundo), venceu Bu Yunchaokete por um duplo 4-6, no entanto Nuno Borges, o melhor tenista português no ranking ATP (45.º), não conseguiu levar a melhor sobre Wu Yibing (144.º), perdendo por 6-1 e 7-6 (7-3).
Com a China em vantagem, a decisão fica agora adiada para os dois últimos jogos de singulares, que se disputam ainda este sábado. Nuno Borges terá pela frente o melhor tenista chinês da atualidade, Bu Yunchaokete (139.º), enquanto Henrique Rocha defrontará Wu Yibing.
Em declarações à Federação Portuguesa de Ténis, o capitão Rui Machado comentou as condições de jogo escolhidas pela equipa da casa: «As condições de jogo são boas, os campos são um bocadinho rápidos, mas são as condições que a equipa chinesa escolheu. Sentem que são as melhores para eles nesta eliminatória, mas nós estamos aqui já há alguns dias a tentar adaptar-nos o máximo possível, por isso, penso que vai ser uma boa eliminatória.»