Presidente italiano chegou aos Jogos conduzido por Valentino Rossi (vídeo)
Se nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, o espetáculo proposto foi a Rainha Isabel II a saltar de paraquedas de um helicóptero para o estádio na cerimónia de abertura — não era, efetivamente a monarca, mas um duplo vestido como a mesma –, agora em Milão-Cortina a organização optou por uma chegada mais prosaica.
No vídeo da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano era visível o presidente italiano, Sergio Mattarella, a viajar para o Estádio San Siro, em Milão, num dos símbolos mais característicos da cidade, o elétrico, conhecido por Milano 1928.
Insieme verso i Giochi olimpici invernali di Milano-Cortina 2026 🇮🇹 pic.twitter.com/NmJ28zcVUP
— Quirinale (@Quirinale) February 6, 2026
O chefe de Estado, de 84 anos, só foi identificado quando se inclinou para apanhar um peluche que uma criança tinha deixado cair no elétrico.
As surpresas não ficaram por aí, já que instantes depois vê-se o maquinista do elétrico a abrir as portas a Mattarella na paragem San Siro: nada mais, nada menos que o histórico piloto de MotoGP Valentino Rossi.
Atualmente, 125 dos históricos elétricos de Milão continuam a uso, depois de a empresa de transportes local ATM os ter restaurado para lhes devolver a cor original amarelo-creme e renovar os seus interiores de madeira.