Neemias titular na maior reviravolta da época dos Celtics
Os Boston Celtics sofreram, mas venceram os Miami Heat por 98-96 esta sexta-feira à noite, no TD Garden.
Numa partida que teve Neemias Queta como titular (2 pontos, 11 ressaltos e 1 assistência em 22 minutos), Jaylen Brown esteve em destaque com 29 pontos e Payton Pritchard com 24, ajudando a equipa de Joe Mazzulla a protagonizar a maior reviravolta da temporada – recuperaram de uma desvantagem de 22 pontos.
O jogo ficou marcado por uma grande entrada dos visitantes, que deixaram claro que a primeira parte seria longa, chegando desde logo a uma vantagem de 15-2, antes de irem para o intervalo a vencer por 59-38.
Os Celtics tiveram apenas 28% de eficácia nos lançamentos nas duas primeiras partes, mas a situação mudou no terceiro período. Com o conjunto de Miami a liderar por 67-49, a equipa de Boston superou os adversários por 25-7 nos últimos sete minutos do terceiro quarto. White e Pritchard iniciaram a reviravolta com triplos consecutivos, e Pritchard acertou outro após um tempo técnico, reduzindo a vantagem de Miami para 67-58.
White deu aos Celtics a primeira liderança no jogo ao converter dois lances livres com o resultado em 72-72, a 9 segundos do fim do terceiro quarto, mas Powell empatou em 74-74 com um cesto no último segundo antes do derradeiro período.
Numa reta final emocionante, Derrick White acertou um triplo a 1:31 do fim, dando aos Celtics – que agora somam cinco vitórias consecutivas – a vantagem decisiva. White terminou o jogo com 21 pontos, apesar de ter um registo de 6 em 20 nos lançamentos de campo.
A turma de Miami poderia ter garantido a vitória, mas Davion Mitchell falhou um triplo a 2,7 segundos do fim. Andrew Wiggins liderou os Heat com 26 pontos, enquanto o All-Star Norman Powell marcou 24.
Nota ainda para Nikola Vucevic, que se estreou nos Celtics com um duplo-duplo (11 pontos e 12 ressaltos).