Portugal entra a ganhar no duelo com a China na Taça Davis
Portugal entrou a vencer no play-off do Grupo I da Taça Davis, graças a um triunfo de Henrique Rocha sobre Bu Yunchaokete, em dois sets, no primeiro encontro de singulares disputado em Guangzhou, na China.
Rui Machado optou por Rocha em detrimento de Jaime Faria para um dos dois primeiros encontros de singulares e o número três nacional (157.º do ranking ATP) superou o melhor tenista chinês da atualidade (139.º) com um duplo 6-4, ao fim de uma hora e 26 minutos de jogo.
O encontro começou equilibrado, mas o tenista luso conseguiu quebrar o serviço do adversário a meio do primeiro parcial, segurando a vantagem até ao fim. No segundo set, Rocha aproveitou o bom momento e quebrou o serviço de Bu logo no jogo inaugural, gerindo a liderança até selar a vitória.
Recorde-se que Henrique Rocha já tinha feito história por Portugal na Taça Davis ao tornar-se o primeiro tenista nacional a derrotar um jogador do top-10 mundial, o norueguês Casper Ruud.
Ainda esta sexta-feira, o número um português, Nuno Borges (45.º), defronta Wu Yibing (144.º). No sábado, a eliminatória prossegue com o encontro de pares, no qual Borges e Francisco Cabral (21.º mundial de pares) medirão forças com Zhan Zhizhen e Zhou Yi. Seguem-se os últimos dois jogos de singulares, com Nuno Borges a defrontar Bu Yunchaokete e Henrique Rocha a jogar contra Wu Yibing, embora os capitães possam efetuar alterações.