Sporting vai agarrar mais duas pérolas da formação
Extinta em 2018, a equipa B do Sporting voltou pela mão do presidente Frederico Varandas na temporada 2021/2022, com entrada no Campeonato de Portugal e subida à Liga 3 na época seguinte. Foi preciso esperar mais três anos para o regresso à Liga 2, que arrancou com os jovens leões em grande, líderes do campeonato à 7.ª jornada. A administração leonina vai agarrar muitas das pérolas que compõem o plantel, renovações de contratos vão avançar e Diego Callai e Salvador Blopa já sabem dessa intenção.
Guarda-redes e lateral são dois dos titulares nesta campanha de grande nível da equipa B, duas pérolas para o futuro, um com 21 anos o outro com 18, um com contrato até 2027 e outro até 2026. Mas com mais anos pela frente e de olhos postos na equipa A. O crescimento, para já, faz-se nos bês.
Callai é já muito conhecido dos sportinguistas. Filho de Diego, antigo guarda-redes do V. Setúbal, chegou a Portugal aos 11 anos, vindo do Brasil, onde jogava no Juventude, de Caxias do Sul. No Sporting desde 2015/2016, nos sub-12, passou por todos os escalões até sénior, trabalhando há várias épocas na (ou com) a equipa principal. Na segunda metade de 2023/2024 esteve cedido ao Feirense, voltou a Alvalade no verão de 2024 para ser o terceiro guarda-redes dos verdes e brancos. Trabalha com a equipa A, joga pela B, vai prolongar o contrato. Não estranhando que o faça pela norma das cinco épocas.
Salvador Blopa é mais novo, começou a jogar no Fontainhas mas está no Sporting desde os sub-11, 2017/2018. Passou por todos os escalões de formação, assinou contrato profissional em 2024 e tem Geny Catamo como uma das referências.
Titular em sete dos nove jogos esta época, pois além da Liga 2 jogou também na UEFA Youth League, é um lateral empolgante, rapidíssimo e que impressiona. Tanto joga na direita como na esquerda, muitos o comparam a Nuno Mendes e apontam-no à Seleção Nacional – tem 18 internacionalizações pelas camadas jovens de Portugal, com 5 golos; já Calai ainda espera pela naturalização para poder pensar na Seleção.
Tal como o guarda-redes, a intenção de renovação foi avisada, os tais cinco anos de vínculo podem também ser a base para o entendimento.
Mas da equipa B, dos jovens leões de barba rija que lideram a Liga 2, há muitos mais jogadores que serão apostas de futuro para a equipa A… O projeto da equipa B a dar frutos e os jovens leões a mostrarem na equipa secundária que podem contar com eles.
Artigos Relacionados: