Salvador Blopa, ala de 18 anos; Diogo Travassos, lateral/extremo de 21; Flávio Gonçalves, extremo de 18 - Fotos: IMAGO
Salvador Blopa, ala de 18 anos; Diogo Travassos, lateral/extremo de 21; Flávio Gonçalves, extremo de 18 - Fotos: IMAGO

Sporting: três pérolas da formação com lugar em 2026/2027

Salvador Blopa, Diogo Travassos e Flávio Gonçalves na equipa principal na próxima temporada. Todos já renovaram contratos e estão seguros até 2030. Outros leõezinhos na calha para serem promovidos

Da geração de 2007 já há dois leões afirmados na equipa A do Sporting: João Simões e Geovany Quenda. Mas dos nascidos nesse ano, colheita já muito elogiada porque de elevada qualidade, há mais pérolas a caminho dos principais, com lugar no plantel em 2026/2027: Salvador Blopa e Flávio Gonçalves. E depois há ainda Diogo Travassos, de 2004, também a caminho da promoção. Dois alas e um extremo para ter em conta e para seguir com atenção já e mais ainda na próxima temporada.

Geovany Quenda em 2024/2025 pela mão de Ruben Amorim e João Simões mais tarde nessa temporada já pelo cunho do treinador Rui Borges, que chegou a Alvalade a 26 de dezembro de 2024, são os dois mais recentes exemplos de sucesso da formação leonina, jovens que dão cartas e como titulares na equipa A e que saltaram diretamente para a ribalta, justificando lá ficar, conquistando títulos.

A fama da Academia do Sporting saltou fronteiras pelos craques que deu ao mundo, única com dois Bolas de Ouro, e por isso é natural que se esteja sempre à espera de ver quem são os próximos diamantes a serem lapidados para a equipa principal. Vêm aí mais três.

Um é Salvador Blopa, 18 anos, que se estreou com estrondo pela mão de Rui Borges no 5-1 ao Alverca na Allianz Cup, a 28 de outubro passado — o menino correspondeu com 2 golos! Ala que será aposta como lateral-direito, embora tenha esta época jogado muitas vezes à esquerda pela equipa B e nas aparições na equipa A tenha surgido mais adiantado pela direita.

Forte fisicamente no alto dos seus 1,88 metros, é muito versátil, joga com os dois pés e pode alinhar mais atrás ou mais à frente nas duas faixas, mas é como ala/lateral pela direita que os verdes e brancos o veem a ter futuro brilhante.

Outro é Diogo Travassos, lateral-direito também que esta temporada, cedido ao Moreirense, tem jogado mais adiantado no terreno. Vai voltar ao clube de origem,  ao qual chegou com apenas seis anos, tendo ali cumprido toda a formação e com algum destaque, em virtude de ter conseguido somar 19 internacionalizações jovens (dois golos).

O lateral de 21 anos cumpriu toda a formação no Sporting mas ganhou estaleca de Liga com empréstimos ao Estrela da Amadora (26 jogos e um golo) na época passada e esta ao Moreirense — 24 jogos e seis golos e autor de três assistências, o que é mais um dado a comprovar a sua influência. Prepara-se para voltar a Alvalade para se poder estrear na equipa A.

Depois, Flávio Gonçalves, outro dos jovens que se estreou no tal jogo com o Alverca, na Taça da Liga. O extremo de 18 anos nascido em França, luso-francês, é um dos mais criativos da sua geração, grande personalidade, sem medo de assumir riscos dentro de campo e um pouco à imagem de Pedro Gonçalves, a jogar na faixa — principalmente na esquerda —, faz muitos movimentos interiores e usa o pé dominante, o direito, para alvejar muitas vezes com sucesso as balizas.

Outros jovens

Mas além destas três pérolas, outros jovens leões olham com esperança para uma entrada na equipa principal, mais cedo do que tarde. São os casos Gabriel Silva e Rafael Nel, dois pontas de lança que são seguidos de perto, o último já com dois jogos nos principais, o outro ainda à espera da estreia.

Gabriel Silva, outro da geração de 2007, renovou recentemente contrato até 2030, ano até ao qual também têm ligação com os verdes e brancos Blopa, Travassos e Flávio, que prolongaram os vínculos nos últimos meses. Falta Nel, que renovou em 2024 até 2029. Mas estão seguros.